(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 19/08/2019 04:00 / atualizado em 18/08/2019 17:40

  • Em recente encontro de próceres do PSDB mineiro realizado em BH, um dos temas da conversa entre dois astros do partido não teve nada a ver com a política. Um deles era o senador Antonio Anastasia, que, com orgulho, dizia ao deputado federal Paulo Abi-Ackel que tinha conseguido emagrecer mais de 10 quilos nos últimos meses. Já o deputado Abi-Ackel, por sua vez, admitia que tinha engordado muitos quilos. Quantos, não revelou. Prometeu se corrigir.

Dia da Fotografia
Comemoração mundial 

A oficialização da data de hoje como Dia Mundial da Fotografia se deve ao fato de ter sido feita em 19 de agosto de 1839 a proclamação oficial pelo Instituto de França da descoberta pelo inventor francês Louis Daguèrre do processo fotográfico batizado de daguerreótipo. Dessa data em diante teve início uma das mais abrangentes atividades de registro documental da humanidade. Até pouco tempo restrita àqueles que adquiriam máquinas fotográfica, a fotografia hoje envolve bilhões de seres humanos. Acredita-se que seja praticada por mais de 3 bilhões de pessoas no planeta através de seus telefones celulares. Isso se o número não for maior, visto que a quantidade de celulares existentes no mundo ultrapassou a casa dos 7 bilhões. Negócio de louco. Haja fotos. Haja selfies!

Embraer
Cinquentenário de fundação

A Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica está completando hoje 50 anos de existência. Sua fundação foi oficializada através de decreto do governo militar de 19 de agosto de 1969. Suas origens remontam ao convite feito pela direção do CTA (Centro de Tecnologia da Aeronáutica) ao engenheiro alemão Heinrich Focke, da Focke-Wulf, para dar as primeiras dicas para possível implementação de uma indústria aeronáutica na Brasil. O projeto foi evoluindo até que o engenheiro aeronáutico Ozires Silva assumiu a chefia do projeto e, com apoio do governo (a iniciativa privada refugou seu apoio), fundou a Embraer. O primeiro avião de porte produzido pela empresa foi o Bandeirante. Na época, ninguém sonhava que a Embraer iria se tornar na terceira maior fabricante de aviões do mundo, só atrás da Boeing e da Airbus. Iniciativa de grande sucesso, em 2018, a Embraer acabou tendo seu controle adquirido pela Boeing, dona de 80% da empresa. A quanto ficou o orgulho brasileiro com essa aquisição até agora ninguém disse nada. Mas que a empresa merece parabéns e longos anos de vida ninguém discute.

Não evoluiu
Ilhas Cayman

O jornal Folha de S. Paulo recentemente publicou uma notícia sobre Kátia Rabello, ex-presidente do finado Banco Rural, informando que ela teria ganho ação de indenização na Justiça das Ilhas Cayman, conhecido paraíso do Caribe, no valor de US$ 400 milhões (R$ 1,6 bilhão). O lado perdedor da ação, a firma Walkers, o maior escritório de advocacia das Ilhas, teria violado o acordo de confidencialidade entre cliente e advogado, ou seja, o sigilo de Kátia em um caso de falência (Petroforte). Pois bem. A notícia não teve continuidade. Para chegar nos finalmente, muita água ainda deve passar debaixo da ponte. O pessoal está à espera de novidades.

Pão de queijo
Vamos exportar

À medida que cresce no exterior o prestígio do pão de queijo, cresce a exportação do produto congelado, principalmente por parte de empresas mineiras. Por exemplo, a Forno de Minas, pioneira no setor, já exporta pão de queijo para 18 países, com previsão de chegar a 25 em 2020. Outra firma mineira que intensificou a exportação de pão de queijo congelado foi a Pif Paf. Em junho, inaugurou a exportação para os Estados Unidos, com uma primeira fornada de 20 toneladas. Na continuação, se os lucros compensarem, as grandes empresas entram no mercado. Aí a concorrência aperta.
 
Europa
Mudanças históricas

A data de hoje marca os aniversários de duas mudanças históricas em países chaves da Europa que tiveram enorme consequência no mundo todo e repercutem até hoje. A primeira ocorreu em 19 de agosto de 1934, quando o povo alemão, em plebiscito, delegou plenos políticos ao chanceler Adolfo Hitler, que se transformou em ditador total. Em 1939, Hitler parte para a guerra. Já em 19 de agosto de 1991, Boris Yeltsin chefia um golpe contra as autoridades comunistas, prende Mikhail Gorbachev e parte para a desagregação total da União Soviética, que desmorona.

Franchising
Aumento na educação

A situação econômica não anda nada boa, mas luta-se pela recuperação. O presidente Jair Bolsonaro admitiu que o governo está quebrado. Enquanto isso, algumas notícias simpáticas acontecem. Por exemplo, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) informa que continua a registrar aumento significativo de unidades no setor de franquias. E um dos setores de destaque é o de educação. Cresceu cerca de 7% nos últimos meses, principalmente na área de escolas de idiomas. Escolas especializadas em inglês registraram aumento de até 20%. Dizem que é reflexo do aumento do pessoal que quer cair fora do país e, por isso, corre para aprender inglês. Será?

Angra dos Reis
Expansão do turismo

Com as notícias divulgadas pelo governo de que uma das metas no setor de turismo é expandir as atividades em Angra dos Reis, um dos mais sofisticados locais de turismo e de lazer do Sudeste do país, empresário mineiro que tem uma bela casa na região, estaria articulando um movimento local contra um projeto de expansão turística em alta escala por lá. Diz ele que Angra dos Reis abriga um dos últimos bolsões intocáveis da mata atlântica do país, que não pode ser sacrificado. Ainda por cima já sofre com atividades portuárias da Petrobras, de indústrias de carvão, de chuvas torrenciais e tem as duas únicas usinas nucleares do país. Qualquer dano no equilíbrio ambiental daquele paraíso será irrecuperável.

Buenos Aires
A Palermo me voy

A desvalorização do peso argentino em 20% devido à vitória do candidato peronista Alberto Fernández nas prévias de domingo, a subida do real e do dólar no mercado local levantaram a procura de Buenos Aires para fim de semana mais em conta da brasileirada no feriado de 7 de setembro. Pode ser que dê certo. Por exemplo, a psicóloga Sônia Jacques já reuniu um grupo de BH para comemorar seu aniversário dia 5, em Palermo. Frequentadores habituais de Punta del Este,já estão de olho em Casino Puerto Madero e no Mirador. E daí para frente. A Buenos Aires me voy.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)