(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 14/08/2019 04:00 / atualizado em 14/08/2019 20:03

O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, que terça-feira completou 95 anos, na recente visita que fez ao Mosteiro de Macaúbas, recebendo de madre aria Imaculada a medalha dos 300 anos do mosteiro(foto: Marcos Ikeda/Divulgação)
O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, que terça-feira completou 95 anos, na recente visita que fez ao Mosteiro de Macaúbas, recebendo de madre aria Imaculada a medalha dos 300 anos do mosteiro (foto: Marcos Ikeda/Divulgação)


A Comissão Mineira de Folclore lança esta semana três livros sobre manifestações folclóricas no estado: Herdeiro das origens – Arte erudita e arte popular,  Comunicação e mudança: a decadência do lazer tradicional e Leitura na calçada: experiência inusitada e inovadora. Lançamentos dias 17, 21 e 24 deste mês.

Brumadinho
Estrada de rejeito

A fim de dar maior intensidade à retirada de rejeitos resultantes do rompimento da barragem de Brumadinho, a Vale informa que acabou de concluir a construção de um acesso rodoviário de 3,6 quilômetros de extensão, implantado sobre a antiga linha ferroviária da Mina do Córrego do Feijão. A estrada também faz parte do pacote de obras de recuperação ambiental da região. Acrescenta que o tráfego pela estrada é exclusivo dos caminhões pesados que fazem o transporte dos rejeitos. Estes deixarão de circular em outras estradas da área. A Vale acrescenta que, até 2023, aplicará R$ 1,8 bilhão nas obras de reforço da estabilidade das estruturas remanescentes na região. Este ano, deverão ser aplicados 
R$ 500 milhões no projeto.

Bodas de Prata
Padre Alexandre

O padre Alexandre Fernandes, vigário da Paróquia de Bom Jesus do Vale, na Vila do Sereno, no Belvedere, comemorou no final de semana seus 25 anos de sacerdócio, oficiando missa em ação de graças na capela que construiu no bairro, que tem capacidade para 700 pessoas. A celebração contou com a presença do arcebispo de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, de 22 sacerdotes e de centenas de fiéis, o que demonstrou o prestígio que padre Alexandre tem tanto entre o clero de BH quanto entre seus paroquianos. Além dos serviços religiosos, padre Alexandre está agora empenhado na angariação de recursos para construção da futura igreja de sua paróquia. Para atender ao seu objetivo, já foi agraciado com um belo presente. O arquiteto Gustavo Penna lhe fez a doação do projeto do templo.

Liberdade econômica
Trabalho aos domingos

Entre os debates programados para a pauta de ontem da Câmara dos Deputados estava a polêmica Medida Provisória de Liberdade Econômica enviada ao Congresso em abril pelo governo, destinada a ampliar o tempo de serviço dos trabalhadores, liberando os sábados e domingos para extenso número de atividades, inclusive os serviços bancários. Se aprovada, a MP seria uma grande novidade no mercado de trabalho. Já pensaram serviços de bancos funcionando aos sábados e, o que é mais extraordinário, aos domingos?

Miami
Haja brasileiros

Circulando no Brasil esta semana, o prefeito de Miami, Francis Suarez, que desembarcou inicialmente em São Paulo, onde foi paparicado pela imprensa e mundo oficial. É amigo de velha data do governador João Doria. Seu pai, o cubano Louis Suarez, também foi prefeito da bonita cidade da Flórida. Disse que cerca de 300 mil brasileiros vivem em Miami e na região em volta. Como a população oficial de Miami é perto de 400 mil habitantes, a brasileirada deve estar toda concentrada no entorno. Acrescentou que adora os brasileiros, já que eles são os maiores visitantes estrangeiros de Miami. Em 2018, a Grande Miami recebeu 16,5 milhões de turistas, sendo que os brasileiros foram 462 mil. Entre eles, milhares de mineiros. Além de São Paulo, Rio e Brasília estão no seu roteiro.

Em foco
Ministros do STF

A deputada estadual Janaína Paschoal, do PSL de São Paulo, a mais votada do Brasil em todos os tempos (2 milhões de votos), empolgada com o sucesso que teve com o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, está agora empenhada no impeachment do ministro do Supremo Dias Toffoli. Já se aliou a um grupo de 12 senadores para dar maior base ao seu pedido. Ela é ferrinho de dentista. Enquanto isso, transita no Senado o pedido de impeachment de outro ministro do Supremo, Gilmar Mendes, o 17º da série, encaminhado desta vez pelo senador Marcos Val (Cidadania/ES). Mas a coisa não fica só nisso. O senador Jorge Kajuru, do Patriota de Goiás, articula mais um pedido de impeachment de Gilmar Mendes, que já teria, segundo ele, 32 assinaturas de senadores. Ai, é esperar para ver.

Latam
Festa de 90 anos

A direção da companhia aérea Latam divulgou ontem seu regozijo em comemorar os 90 anos da empresa, notícia que deixou muita gente confusa. Como se sabe, a Latam é fruto da fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, o que deu Latam. Tudo bem. No entanto, o aniversário dos 90 anos deve ser da chilena LAN (Lineas Aereas Nacionales), fundada no Chile em 1929, uma data a se prezar. Já a TAM foi fundada pelo comandante Rolim Amaro, em 1976. Tem, portanto, 43 anos. Já a Latam, na verdade, tem apenas quase quatro anos. É novinha. Controlada pelos chilenos, a Latam é hoje a maior empresa aérea da América do Sul.

Roma
Escadaria da Piazza di Spagna

Desde o último fim de semana, por determinação inesperada da Prefeitura de Roma, turistas estão proibidos de sentar e fazer hora na enorme e bela escadaria da Piazza di Spagna, ponto predileto para matar o tempo e fazer firulas dos jovens que invadem a capital italiana. E a Comuna de Roma não está brincando. A multa para o turista que sentar nas escadas que levam à Igreja da Santíssima Trindade do Monte é de 400 euros. Sem essa nem mais aquela. E em Veneza, neste verão, andaram prendendo turista indisciplinado e emporcalhador que não foi brincadeira.

National Geographic
Adeus à revista

Notícia triste para o pessoal que é fã da versão brasileira da excelente revista National Geographic, que circula no país em português desde 2000. A partir de novembro, a edição impressa da revista deixará de circular no Brasil. Somente poderá ser encontrada a edição em inglês. A queda do número de leitores e o aumento do déficit financeiro da edição brasileira provocaram a medida.

Automóvel Clube
Baile de aniversário

A direção do Automóvel Clube divulgou ontem a notícia do cancelamento do seu baile de aniversário dos 94 anos, marcado para se realizar neste sábado, 17 de agosto. O dinheiro pago pelas reservas das mesas já está sendo devolvido. Concertos de urgência a serem feitos no Salão Dourado, principalmente na sua rede elétrica, no elevador e em outros setores motivaram o cancelamento.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)