(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Comemora-se hoje o dia dos injustiçados povos indígenas

Da população original de mais de 5 milhões de índios brasileiros, restariam apenas 460 mil


postado em 09/08/2019 04:00 / atualizado em 08/08/2019 18:23

Fernanda Kujawski e Alberto Mayer em evento no Fasano(foto: Ali Karakas/Divulgação )
Fernanda Kujawski e Alberto Mayer em evento no Fasano (foto: Ali Karakas/Divulgação )

Encontra-se em plena ação no Instituto Ramacrisna, em Betim, uma equipe formada por professores e alunos da Escola de Artes e Design da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Estão desenvolvendo ações do projeto Hope, que vem sendo realizado em parceria com a instituição há 15 anos.

INDÍGENAS
DIA INTERNACIONAL

Comemora-se hoje o Dia Internacional dos Povos Indígenas, relembrado em inúmeros países, principalmente, claro, naqueles que ainda têm populações indígenas autênticas. O objetivo é conscientizar todos sobre os direitos inegáveis de inclusão dos indígenas na sociedade, alertando sobre preconceitos e a marginalização impostos a eles. No momento, os indígenas no Brasil atravessam uma fase meio preocupante no que toca à sua cidadania. Suas raízes no país remontam a 60 mil anos atrás. De acordo com a Funai, da população original de mais de 5 milhões de índios, restariam apenas 460 mil.

>>>

Segundo o IBGE, 896.917 brasileiros se declararam indígenas. Fazem parte de 240 povos, sendo que a maioria (572.083) vive em áreas rurais. Muitas tribos estão à beira da extinção. Em algumas delas, restam apenas de 10 a 40 indivíduos. Acredita-se que chegaram à etapa final. No Congresso Nacional, nota-se que não há preocupação real de manter indígenas em seus hábitats. É um problema que sempre parece estar à espera de solução definitiva.

MERCANTIL DO BRASIL
BEST PLACE TO WORK

O Mercantil do Brasil acaba de conquistar, pela segunda vez consecutiva, o título de melhor empresa para se trabalhar em Minas Gerais, concedido pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), especializado em pesquisas do gênero. O banco foi campeão na categoria “empresa de grande porte” depois de enquete on-line por meio da medição da percepção dos funcionários com relação à empresa. Anote-se que a participação dos empregados é voluntária, sigilosa e anônima. Reconhecimento de cerca de 90% do corpo funcional do banco. O certame contou com 117 inscritos em sua etapa final.

ENLACE NO BODOCÓ
JULIANA E RAFAEL

O Sítio Bodocó, a caprichada casa de campo em Betim do empresário Hermógenes Ladeira, hoje transformada em centro de recepções, será o cenário do elegante casamento da conhecida decoradora Juliana Couto Martins, diretora da Verde Musgo, com Rafael Guimarães, empresário da mesma empresa. O conjugo vobis será realizado em 17 de agosto, às 15h30. Os pais da noiva, Maria da Graça e Odilon Martins, e a mãe do noivo, Isaura Guimarães, já são falecidos. Estará presente o pai de Rafael, José Elisío Guimarães. Também no grupo familiar os filhos de Juliana – Lucas Martins Pimenta, de 21 anos, e Ian Martins Guimarães, de 6.

VEÍCULOS
VOLTA AOS DONOS

A vitória do Departamento Jurídico da Mercedes-Benz do Brasil, ao interpor ação na Justiça mineira para receber de volta os 376 ônibus que a empresa vendeu à administração passada do governo de Minas Gerais e que não tinham sido pagos, pode ser obtida por outras montadoras, que não receberam pagamento algum dos veículos que venderam à administração Fernando Pimentel. A decisão que beneficiou a Mercedes-Benz é provisória, pois foi obtida por liminar. Acredita-se que as demais empresas terão suas postulações aprovadas pela Justiça. Por outro lado, as montadoras, no caso da devolução dos veículos, estariam preocupadas com o estado 
de conservação em que 
eles se encontram.

TIM
TRADE MARKETING MG

A coluna errou ao informar que a executiva mineira Jaísa Gontijo, dos quadros da TIM, foi nomeada superintendente da Região Sudeste da empresa. Na verdade, ela foi indicada para ocupar o cargo de gerente de Trade Marketing da TIM para o Sudeste. No mais, a coluna deseja uma feliz gestão à mineira de Sete Lagoas em seu novo posto.

CVC
VALE DO SILÍCIO

Ao lado das excursões para os lugares turísticos mais conhecidos do Brasil e do mundo, a CVC agora oferece atrações diferentes, fugindo um pouco dos locais em voga. Um dos “roteiros fora do roteiro” é o Vale do Silício, considerado o maior polo de tecnologia sofisticada do mundo. O programa inclui visita a empresas do quilate da Apple, Google e IBM, aulas de inglês técnico, tours guiados às universidades da Califórnia, Berkeley e Stanford, além de vários workshops, inclusive o Sillicon Valey Ecosystem.

GUARULHOS
OURO E ESMERALDAS

O roubo de 770kg de ouro no aeroporto de Guarulhos ainda está rendendo, o que não é para menos. Faziam parte do precioso butim levado pelos meliantes nada menos de 18kg de esmeraldas, que podem até valer mais do que o ouro roubado. Principalmente se as pedras forem de alta qualidade. Quanto à procedência, não se sabe se são provenientes de jazidas de Minas Gerais, Goiás ou da Bahia. Ainda há muito segredo a respeito.

BAILE PERFUMADO
LE GRAND HOTEL FRAGA

Amanhã, em um pequeno quarteirão fechado da Rua Ceará, o estilista Ronaldo “Le Moustache” Fraga promove o seu 3º Baile Perfumado, função ao ar livre que começa justamente ao meio-dia para acabar às 22h, caso haja disposição dos participantes. A festa beneficente terá programação intensa e variada. Participação de nada menos de sete food trucks, os ditos caminhões de alimentos. Cachorros-quentes da Flórida. Evocação do Nordeste, com música do Trio Lampião, do coletivo PE Mundo Afora e da Ciranda de Pontezinha. Grande evento.
 
FESTIVAL
Cerveja e Cultura

Cerveja não vai faltar. Serão 500 marcas da loira à disposição da rapaziada. Quanto ao setor de cultura, performances artísticas e shows terão lugar, amanhã e domingo, no 6º Festival Internacional de Cerveja e Cultura, no Mineirão. Shows de sábado: Tianastácia, Ira!, Nação Zumbi, Gamp e Audergang. No domingo tem Atom Pink Floyd, Dangers, Poison Gas, Valentina, Glasgow9 e quejandos. Principalmente quejandos. Tem muita gente que vai lá só pela cultura. Cerveja e gastronomia, só de leve.  

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)