(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 25/07/2019 04:00



Ângela Gutierrez em foto que fará parte do livro sobre a obra de Antônio Guerreiro (foto: Antônio Guerreiro/Divulgação)
Ângela Gutierrez em foto que fará parte do livro sobre a obra de Antônio Guerreiro (foto: Antônio Guerreiro/Divulgação)



Saudades do Concorde. Dizem que não há nada insubstituível, mas ele desmente essa crença (foto: Air France/Divulgação)
Saudades do Concorde. Dizem que não há nada insubstituível, mas ele desmente essa crença (foto: Air France/Divulgação)

CONCORDE
Fim do reinado

Completam-se hoje 19 anos do único desastre registrado com o Concorde, o magnífico avião supersônico criado pela indústria aeronáutica europeia, ocorrido em 25 de julho de 2000, nas imediações do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O aparelho se incendiou, matando 100 passageiros e 13 tripulantes. A tragédia provocou a retirada do Concorde, encerrando bruscamente o avanço da aviação comercial mundial, em que os passageiros eram transportados em velocidade superior à do som, diminuindo em mais da metade o tempo gasto em voos intercontinentais. Até agora, as fábricas não decidiram construir outro supersônico rentável comercialmente.

LIVRARIA SARAIVA
Filial do Diamond Mall

Em recuperação judicial desde novembro de 2018, a rede de livrarias Saraiva, a maior do país, no momento está ameaçada de fechar 34 de suas 79 lojas por falta de pagamento de aluguéis. A megastore da empresa em BH, situada no Diamond Mall, pelo que se sabe, não estaria incluída no grupo das lojas ameaçadas de despejo. A dívida atual da Saraiva é de R$ 674 milhões. A situação das livrarias continua crítica no país. A única grande rede que estaria operando em condições normais é a Leitura, por sinal fundada em Belo Horizonte.

PESAR
Família Rossi

Enlutada a família Rossi, de Belo Horizonte, com o falecimento de Júlio César Rossi, conhecida figura do mercado de capitais da cidade. O acidente, ocorrido na estrada, teve características peculiares. Tendo passado mal ao dirigir seu carro, Júlio César foi transferido para outro veículo, que o levaria ao hospital. Aí veio o inesperado. O automóvel foi abalroado violentamente por um terceiro veículo. Júlio César é irmão de Paulo Rossi, o conhecido produtor de eventos. Ele deixou a mulher, Lélia, e dois filhos. A missa de sétimo dia será hoje, às 19h, na Igreja de Santo Antônio, na Avenida do Contorno.

RUSSOS
Gala Ballet

Mais uma exibição de astros europeus programada para abrilhantar a programação de dança clássica em BH. Trata-se da apresentação, em 15 de agosto, no Palácio das Artes, de Joias do ballet russo – Gala Ballet Internacional. O grupo de solistas veio tanto de teatros famosos da Rússia (Bolshoi, Moscou, etc.) quanto da Itália, França e Alemanha. O quebra-nozes, Lago dos cisnes e O corsário estão no repertório. Destaque para Alexander Volchkov.

ENERGIA SOLAR
Feira Intersolar

Dirigentes e operadores de empresas de energia solar de Minas Gerais, que se tornou o estado líder em uso e produção de energia fotovoltaica do país, estão se preparando para participar, em São Paulo, de 27 a 29 de agosto, da Intersolar South America Fair, o maior evento do setor da América do Sul. Últimas novidades serão apresentadas, inclusive por indústrias europeias, norte-americanas e asiáticas. É o must do momento na área de energia limpa. Com o aquecimento global, luz solar é que não vai faltar.

CENTENÁRIO
Câmara Americana de Comércio

Terça-feira, a direção da Câmara Americana de Comércio (American Chamber of Commerce) promove, na capital paulista, solenidade comemorativa dos 100 anos de sua instalação no Brasil. O encontro terá como principal atração a palestra de Wilbur Ross, secretário de Comércio dos Estados Unidos. Trata-se de um dos principais conselheiros econômicos do presidente Donald Trump, figura-chave na administração pública dos States.

CONGRESSO
Reprodução Assistida

O professor Selmo Geber, titular do Departamento de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFMG, será um dos integrantes da delegação mineira que participará, de 31 de julho a 3 de agosto, em Curitiba, do 33º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Vai apresentar a tese “Mitos e verdades do teste pré-implantacional (PDG)”, técnica desenvolvida com o objetivo de evitar a transmissão de doenças genéticas na reprodução assistida. Outros temas a serem abordados pelo professor Geber: vitrificação de óvulos e manutenção da fertilidade da mulher.

SERRARIA SOUZA PINTO
Chefs em ação

Sete chefs conhecidos na praça vão atuar durante o 3º Festival do Queijo Minas Artesanal, sábado e domingo, na Serraria Souza Pinto. Eles prepararão pratos tendo como iguaria básica queijos de várias regiões do estado. Paulo Vasconcellos usará produtos da Serra do Salitre. Gabriel Trillo vai usar queijos do Serro. Bruna Martins atacará com produtos do Triângulo. Flávio Trombino usará queijos de Araxá. Edson Puiati, os do Campo das Vertentes; Eduardo Maia, da Serra da Canastra; e Caetano Sobrinho, queijos do cerrado.

DETRAN
Motorista-Padrão

Hoje, às 14h30, no auditório do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), vai haver solenidade de entrega do 59º Prêmio Motorista- Padrão, focado exclusivamente nos condutores de ônibus, caminhões, táxis, ambulâncias e veículos de atendimento ao público. Foram selecionados 372 profissionais que não cometeram infração nos últimos cinco anos. Nove órgãos públicos participaram da escolha. Os vencedores foram Sanduilson Lúcio da Silva e José Vicente Filho. Os demais ganharam menção honrosa. Brava gente.

AMAZÔNIA
Landsat não falha

O cientista Marcos Nobre, que trabalhou por 35 anos no Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, contestando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que andou duvidando do sistema de fiscalização do desmatamento da Amazônia realizado por meio de imagens do Landsat, afirmou que esse satélite é o mais preciso do mundo, praticamente livre de falhas. Máquina de alta tecnologia não tem partidarismo político ou financeiro. Não é comunista nem socialista. 
É vapt-vupt.





*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)