(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 22/07/2019 04:00


Judiciário
Reforma urgente

Jurista mineiro, atuante nas bancas de todo o país, envia e-mail para afirmar que tão necessária e urgente como a reforma da Previdência é a conclusão da reforma do Judiciário, a fim de eliminar entraves gravíssimos no andamento dos processos no Brasil, onde ações banais levam de 10 a 20 anos para ser resolvidas. É enorme o número de pessoas com processos na Justiça que morrem antes de as ações serem decididas. Hoje, existem mais de 80 milhões de processos no Brasil à espera de decisão. A chamada reforma do Judiciário teve início em 2004, sendo que uma das primeiras medidas consideradas positivas foi a criação do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ. Depois, a medida seguiu em frente, mas de maneira vagarosa, quase parando.

Na Fazenda do Quinzeiro
Pinheiro Plana/Palhares

A sede da antiga Fazenda do Quinzeiro, na Serra da Moeda, na tarde de sábado, serviu de cenário para o bonito casamento da engenheira mecânica Fernanda Pinheiro Sanches Plana, filha de Sônia Cristina Pinheiro Plana e do engenheiro Fernando Sanches Plana, com o administrador de empresas Artur Melo Palhares, filho de Stela Maris de Melo Palhares e do médico Artur Palhares Neto. O religioso e a recepção ocorreram no Quinzeiro, onde o frio vespertino das montanhas brindou elegantemente os 200 convidados presentes. A noiva usou vestido da grife de Tetê Rezende. O bufê foi do sempre presente Club do Chef, com menu bistrô assinado pelos chefs Battaglini e Yarochewsky. Cerimonial de Chris Rosa. Lua de mel na África do Sul, com a Cidade do Cabo e o Parque Kruger (safáris) no roteiro.

Arquivo Público
Recuperação de documentos

A ação em conjunto do Ministério Público e das polícias civil e militar de quatro estados (Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) foi vital para a recuperação de dezenas de documentos históricos furtados há mais de seis anos do Arquivo Público Mineiro. Em 2015, a direção da instituição, ao fazer um levantamento geral dos principais documentos de seu acervo, notou o desaparecimento de uma batelada deles. Na relação havia originais de decretos do Império e até mesmo documentos relativos à Inconfidência Mineira. Esses preciosos papéis estavam sendo oferecidos a colecionadores pela internet ou então colocados em leilão em vários estados. O acervo recuperado vai ser devolvido ao Arquivo Público em solenidade formal, a se realizar esta semana. “Graças a Deus”, diria a respeito o conselheiro Acácio.

Dia do Motociclista
Blitzen educativas

Amanhã é Dia Nacional do Motociclista, data que merece ser louvada e cuidada em todos os sentidos. Além de representar uma forma de transporte rápida e econômica, o uso da motocicleta veio agilizar de maneira extraordinária um grande número de atividades comerciais, antes submetidas a um processo moroso. Entre elas estão as de transporte de documentos, de alimentos, de correspondência de peças de reposição de trabalhos de construção, mecânicos, etc. Mas, ao mesmo tempo, a intensificação do uso do veículo veio aumentar de forma alarmante o número de desastres de trânsito com mortes. As estatísticas de mortes de motociclistas no Brasil são aterrorizantes. Medidas drásticas têm de ser tomadas e renovadas para diminuir essa tragédia.

Motoristas
Homenagem do Setra/BH

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) está anunciando uma série de homenagens aos motoristas de ônibus da capital pelo transcurso do Dia do Motorista Profissional, na quinta-feira (25). Muito justo. Homenagem em forma de fotos de motoristas em cartazes e veículos de comunicação. Segundo motorista amigo da coluna, o Setra-BH poderia também 
incluir na homenagem a volta dos trocadores aos ônibus de BH. Facilita o trabalho diário, incessante e cansativo do motorista.

Menus da Belle Époque
Coleção dom Pedro II

Encerra-se sexta-feira (26), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), exposição curiosa, atraente e rara: a de menus da Belle Époque, um conjunto insólito de cardápios, principalmente do século 19, reunidos pelo colecionador André Boccato. O destaque da mostra são os menus colecionados por Dom Pedro II, que era apaixonado por cardápios artísticos. A se lamentar que a exposição tenha sido realizada na sede do Iepha, na Floresta, em local pouco acessível (e até desconhecido) para o grande público.

Direcional
Campeã de dividendos

Os investidores em ações da construtora mineira Direcional Engenharia, fundada pelo engenheiro Ricardo Valadares Gontijo, devem estar mais do que satisfeitos com o desempenho da empresa, que, no período de junho de 2018 a junho de 2019, foi nada menos do que a campeã nacional em retorno de dividendos por ação entre as empresas de todo o país. Inclusive deixou para trás companhias como Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras, CSN, Itaú Unibanco, Cielo, etc, etc. Alcançou o topo da lista de maior dividendo yeld. A Direcional é hoje a segunda maior construtora do país, com obras em 12 estados. Mantém sua sede em BH.

UNA
Modernização de espaços

O Centro Universitário Una, em grande operação em conjunto, deu início ao processo de modernização e ampliação de quatro de seus espaços acadêmicos situados na Zona Sul de BH, integrantes da Cidade Universitária. Um dos objetivos da medida é fazer a integração com a comunidade. Os espaços passarão a contar com áreas de eventos culturais, de economia criativa, além de oferecer atendimentos gratuitos nas áreas de nutrição, direito, psicologia e estética. As quatro unidades envolvidas no processo contam com 13 mil alunos.

Aliança Francesa
Festival da Canção

O Festival da Canção Francesa 2019, concurso para cantores amadores e profissionais promovido pela Aliança Francesa do Brasil, acaba atraindo os mais variados tipos de chansonnier, já que, além da glória, o prêmio principal do torneio inclui passagem de ida e volta a Paris para duas pessoas, pela Air France, e seis noites de hospedagem na capital francesa. O número de selecionados por estado onde existe a Aliança Francesa é limitado a 12 cantores. As inscrições vão até 31 de agosto. Allez le bleus!

No fundo do poço
América Futebol Clube

No campeonato da Série B do Brasileirão de 2017, o América, time destinado a contrabalançar a predominância do eixo Atlético/Cruzeiro em BH, tornou-se campeão de forma brilhante. Em 2018, alçado à Série A, decepcionou. Foi jogado novamente à Série B, onde presentemente cumpre um papel lamentável. Pior, data vênia, não pode haver. Terminou a semana passada em último lugar. Se for derrubado para a Série C, o agravamento de sua situação financeira pode 
até se tornar irrecuperável.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)