Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 06/07/2019 04:00


Vai até amanhã o Festival do Japão de São Paulo, que chegou à 22ª edição. O tema deste ano é “Cultura sem fronteiras”. Organizações nipônicas de Minas Gerais participam do encontro, a maior celebração da cultura japonesa no país.


O advogado Carlos Velloso Filho, recém-nomeado pelo presidente Bolsonaro para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, com o pai, Carlos Mário Velloso, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal(foto: Velloso Advocacia/Divulgação)
O advogado Carlos Velloso Filho, recém-nomeado pelo presidente Bolsonaro para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, com o pai, Carlos Mário Velloso, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (foto: Velloso Advocacia/Divulgação)

VELLOSO FILHO
Nomeação para o TSE

Conforme previsto, o advogado Carlos Mário Velloso Filho foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os integrantes da lista tríplice enviada à Presidência da República pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com larga folha de serviços no setor da advocacia, ele exerce a profissão desde 1986, tendo acumulado grande experiência em sua atuação contínua junto a tribunais e órgãos judiciários durante 33 anos. Fundou, em Brasília, o escritório Advocacia Velloso. Exerceu diversos cargos na diretoria-executiva da Ordem dos Advogados do Brasil. Filho do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Mário Velloso e mineiro de Entre Rios de Minas, sua nomeação teve excelente repercussão nos meios jurídicos e sociais de Minas Gerais.

MINAS GERAIS
As vilas mais antigas

A respeito da nota de ontem sobre as comemorações, este mês, dos aniversários de elevação em 1711 à condição de vila das três cidades mais antigas de Minas Gerais – Ouro Preto (Vila Rica), Sabará (Vila de Sabará) e Mariana (Vila do Carmo) –, historiador mineiro, pedindo vênia para colaborar com a coluna, enviou a relação das seis outras povoações mineiras elevadas ao foro de vila pela Coroa de Portugal entre 1713 a 1730. São elas: Vila de São João del-Rei, Vila Nova da Rainha (Caeté), Vila do Príncipe (Serro), Vila de Pitangui, Vila de São José del-Rei e Vila do Bom Sucesso das Minas Novas do Araçuaí (Minas Novas). Com essas medidas, a Coroa pretendia agradar aos moradores da região mineradora, sempre em conflito com a administração colonial lusitana, distribuindo postos administrativos para emboabas e lusitanos.


César Lins Augusto Ferreira e Nicole Vasconcelos Ciotto, que se casam hoje em BH(foto: Márcia Charnizon/Divulgação)
César Lins Augusto Ferreira e Nicole Vasconcelos Ciotto, que se casam hoje em BH (foto: Márcia Charnizon/Divulgação)


BHZ ESPAÇO
Ciotto/Ferreira

Casamento em destaque na movimentada pauta nupcial de hoje na capital é o da bonita oftalmologista Nicole Vasconcelos Ciotto com o engenheiro César Lins Augusto Ferreira, nos salões do BHZ Espaço. A noiva é filha dos empresários Rosângela Vasconcelos Ciotto e Emerson Eduardo Ciotto. Os pais do noivo são Patrícia Duque e o empresário Leonardo Augusto Ferreira, do numeroso clã Augusto Ferreira. Recepção para 400 convidados. Decoração a cargo de Helô Newton, em tons suaves, rosa, branco e pink. O bufê é do Club do Chef, de Massimo Battaglini e Ydel Yarochewsky. Márcia Charnizon vai se encarregar das fotos. A lua de mel será em Punta Cana, na República Dominicana.

EXPANSÃO
Meninas do Brasil

A organização juvenil Meninas do Brasil, fundada em São Paulo, que já conta com 30 mil integrantes, está em campanha para aumentar o número de associadas, inclusive em Minas Gerais, onde conta com 700 integrantes. Recentemente, a entidade, que se destina a ações sociais, organizou um bazar que, inclusive, foi visitado pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. Suas diretoras principais são as paulistas Ana Clara Nunes e Lisa Oliva e a mineira Luisa Tanure. Elas são ligadas ao grupo Mulheres do Brasil.

BARETTO
Noite de jazz

Na quinta-feira, o Baretto Bar, do elegante Hotel Fasano, em Lourdes, foi local de excelente noitada de jazz, com apresentação da Happy Feet Jazz Band, dirigida por Marcelo Teixeira da Costa, trompetista e vocalista. Fazendo jazz de categoria internacional, o grupo encantou o público, que ocupou todas as mesas do Baretto. Boa parte do repertório era de clássicos do famoso músico norte-americano Louis Armstrong.

• • •

Marcelo explicou que se tratava de homenagem in memoriam ao inesquecível astro do jazz, já que a data marcava os 48 anos de Armstrong, ocorrido em 1971. Além de Marcelo, formam o quinteto a vocalista e saxofonista Fernanda Rabelo, o pianista Fred Natalino, o baterista Bo Hilbert e o contrabaixista Yan Vasconcelos. No mais, como diria  Humberto Alves Pereira, nota mil.

LIBANESES
Colônia enorme

Último censo realizado entre a colônia libanesa no Brasil por uma organização não oficial revelou que há no país nada menos de 12 milhões de descendentes de libaneses e de imigrantes. Como a população atual do Líbano é de 4,5 milhões de pessoas, verifica-se que, afinal de contas, o verdadeiro Líbano fica aqui mesmo no Brasil. Aliás, os libaneses, povo de resistência heroica e enorme patriotismo, encontram-se espalhados pelo mundo. Inclusive em BH e adjacências.

CANDIDATO
Retorno à prefeitura

Duas vezes secretário de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, que foi prefeito de Ouro Preto por três mandatos, estaria em campanha para se candidatar mais uma vez à prefeitura da cidade histórica mais importante de Minas Gerais. As eleições municipais ocorrerão em 2020.

FROTA AÉREA
Helicóptero

O ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, um dos donos da Kroton, aumentou recentemente sua frota aérea. Além do jato Cessna Citation para oito passageiros, ele adquiriu um helicóptero. A aeronave, de porte médio, também pode transportar até oito passageiros. Ele usa o helicóptero para se deslocar, entre outros locais, para seu sítio em Santo Antônio do Leite, perto de Cachoeira do Campo.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade