(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 02/07/2019 04:00 / atualizado em 01/07/2019 17:17


LUXEMBURGO
1.096 anos do grão-ducado

Ontem, o cônsul honorário de Luxemburgo em Minas Gerais, Paulo Henrique Vasconcelos, e a consulesa Mariana Vasconcelos movimentaram os salões do terceiro andar do Automóvel Clube com a recepção comemorativa da data nacional do grão-ducado e, na rebarba, do aniversário do grão-duque Henrique de Nassau. Ambas as comemorações en retard. Em 23 de junho, Luxemburgo completou 1.096 anos. Encontro para cerca de 100 convidados, principalmente figuras do corpo consular.

BATALHA DO SOMME
A estupidez da guerra

Informação a título de curiosidade. Os brasileiros, principalmente aqueles nascidos depois dos anos 1930, nunca tiveram a menor ideia das proporções da mais deplorável batalha da Primeira Guerra Mundial, a do Rio Somme, que ontem fez aniversário de 103 anos. É considerada a mais sangrenta, a mais estúpida e a mais inútil de todos os tempos. A campanha do Somme, iniciada em 1º de julho de 1916, durou cinco meses e não trouxe vantagem alguma para as potências litigantes – França, Inglaterra e Alemanha. No entanto, registrou 1,2 milhão de vítimas, entre mortos e feridos. Tanques de guerra fizeram sua estreia ali. Nem bombas atômicas nem bombardeios por milhares de aviões fizeram tantas vítimas em tão pouco tempo. Um terror.

BDMG
Presidente na China

O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Sérgio Gusmão Suchodolski, que tomou posse em abril, encontra-se na cidade de Dalian, centro financeiro do Norte da China. Participa do chamado Fórum de Davos de Verão na Ásia. Gusmão viajou a convite da organização do evento em busca de financiamentos para o estado. Na agenda, encontros com dirigentes do Banco Asiático, Banco Industrial e Comercial da China e Banco de Investimentos da China. Regressa na semana que vem.

CRUZEIROS
Retorno do Seaview

A empresa de navegação MSC, uma das poucas a operar grandes transatlânticos nos cruzeiros de verão na costa do Brasil, anuncia o retorno, para a temporada 2019/2020, do MSC Seaview, o maior navio do circuito, que fez sua estreia no ano passado. Tem capacidade para 5,3 mil passageiros. Navegou lotado em todas as viagens que fez por aqui, com mineiros sempre presentes. Tem 11 restaurantes. Chega no início de dezembro.

OCEMG
Dia de Cooperar

O Sistema Ocemg, que reúne as cooperativas de Minas Gerais, vai comemorar o Dia de Cooperar, em 6 de julho, com movimentada celebração na Praça da Assembleia. A função começa às nove da matina e vai até as 13h. Detalhe interessante: haverá intensa oferta de produtos das cooperativas para degustação, além de shows e aferição gratuita de pressão arterial. Tema: “Atitudes simples movem o mundo”.

BARBACENA
Festa de 100 anos

Foi apenas para integrantes da família Savassi, de Barbacena, com presença de parentes de BH, o almoço comemorativo dos 100 anos de dona Déa Savassi, matriarca do clã da “cidade das rosas”, viúva do saudoso ex-prefeito Altair Savassi. A festa ocorreu no sábado. A aniversariante é uma das damas mais elegantes da sociedade barbacenense. Quando chegou a Minas Gerais, vinda da Itália, a família Savassi se dividiu. Uns vieram para BH, outros foram para Barbacena.

BH AIRPORT
Prêmio Brasil 2019

A BH Airport, concessionária do aeroporto internacional de Belo Horizonte, foi premiada no quesito excelência em gestão integrada de saúde e segurança ocupacional, qualidade e meio ambiente durante a solenidade do Prêmio Compliance Brasil 2019, realizado pela Verde Ghaia. Cerca de 2 mil organizações e empresas de todo o país, de médio e grande portes, concorreram à premiação, distribuída em 10 categorias.

MÃOS PROTÉTICAS
Escola Americana

Um grupo de estudantes da Escola Americana de Belo Horizonte esteve em Lima, no Peru, participando do encontro de membros do Global Issue Networks, que reúne jovens que se dedicam a projetos tecnológicos de ajuda ao próximo. Voltaram de lá contemplados com o troféu ASSA Global Citizens Award pela criação de mãos protéticas para crianças em impressoras 3D. Anote-se que a equipe premiada é formada apenas por alunas: Carolina Maia, Camila Postay, Isabela Padilha e Marcela Ortiz. Coordenação do professor David Ritchie.

NO OURO MINAS
Congresso de Cardiologia

A direção da Sociedade Mineira de Cardiologia espera cerca de 1 mil especialistas mineiros e de outros estados no 29º congresso da entidade, que será realizado de quinta-feira a sábado, no centro de convenções do Hotel Ouro Minas. Palestrantes nacionais e internacionais. Estará em foco o enorme número de mortes registradas anualmente no Brasil devido a doenças cardíacas. Em 2017, 484 mil perderam a vida por causa de males do coração.

SEBASTIÃO SALGADO
Revendo Serra Pelada

O famoso fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, que mora em Paris e mantém um projeto de recuperação da mata atlântica em sua fazenda em Aimorés, no Vale do Rio Doce, é esperado em São Paulo para o repeteco de uma de suas mais famosas exposições, que reúne imagens de Serra Pelada. Feitas na década de 1980, elas correram o mundo. Seu realismo causou enorme impacto. Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do planeta. Atraiu mais de 50 mil trabalhadores numa disputa infernal pelo ouro. A inauguração está marcada para 17 de julho, no Sesc. Há negociações para trazer a mostra a BH.

BACKER
Tentativa no uísque

Criada em BH para produzir cerveja artesanal, a Backer se tornou uma das marcas mais conhecidas do setor. De uns tempos para cá, resolveu diversificar sua linha de produção e tomou uma decisão audaciosa. Passou a produzir uísque. Este ano, ganhou dois prêmios internacionais: em abril, conquistou medalha de bronze na London Spirits Competition; em maio, levou duas medalhas de ouro no SIP Awards 2019, na Califórnia. Tudo bem. Competir com o uísque escocês é parada torta. Nem os japoneses conseguiram.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)