(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mário Fontana


postado em 27/06/2019 04:00 / atualizado em 26/06/2019 19:37



Guimarães Rosa em uma de suas expedições pelo sertão mineiro(foto: Eugênio Silva/Arquivo EM)
Guimarães Rosa em uma de suas expedições pelo sertão mineiro (foto: Eugênio Silva/Arquivo EM)

Guimarães Rosa
Aniversário de nascimento

Em 27 de junho de 1908, nascia na pequena cidade mineira de Codisburgo o garoto João Guimarães Rosa, filho do comerciante Floduardo Rosa e de Francisca Guimarães Rosa. Aos 10 anos, veio estudar em BH. Cursou o Colégio Arnaldo e, em seguida, formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG. Na época, ninguém desconfiava de que iria se tornar um dos maiores escritores do Brasil de todos os tempos. Exerceu a medicina por pouco tempo. Fez concurso no Itamaraty para a carreira diplomática. Falava nove idiomas. Começou, então, a escrever intensamente. Morreu três dias depois de sua posse na Academia Brasileira de Letras, em 1967. Tinha 59 anos. Modificou e renovou a linguagem do romance no Brasil. Hoje, completam-se 111 anos de sua vinda ao mundo na pacata Cordisburgo.


O senador Antonio Anastasia entregando ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, exemplar de um queijo da Serra da Canastra, premiado com medalha de ouro no concurso mundial de queijos artesanais na França(foto: Gerdan Wesley/Divulgação)
O senador Antonio Anastasia entregando ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, exemplar de um queijo da Serra da Canastra, premiado com medalha de ouro no concurso mundial de queijos artesanais na França (foto: Gerdan Wesley/Divulgação)

Queijos de Minas
Aplausos no Senado

Na sessão de terça-feira do Senado da República, o senador Antonio Anastasia pediu vênia aos seus colegas para interromper a discussão de assuntos políticos a fim de oferecer ao presidente da casa, senador Davi Alcolumbre, exemplar de um queijo mineiro da Serra da Canastra, premiado com medalha de ouro na competição mundial de queijos artesanais realizada em Tours, na França. A entrega do queijo funcionou como agradecimento a todo o Senado pela aprovação final do projeto de autoria do deputado federal José Silva destinado a liberar a venda de queijos artesanais mineiros em todo o país, antes inexplicavelmente proibida pela Vigilância Sanitária por ser um produto feito com leite cru. Anastasia ressaltou também o fato de que os queijos mineiros receberam 51 medalhas no concurso de Tours pela sua alta qualidade.

Argentina
Briga antiga

Em 27 de junho de 1806, tropas britânicas invadiram Buenos Aires, incendiaram a cidade, mataram argentinos e espanhóis, alegando que por ser colônia da Espanha, a Argentina era aliada de Napoleão Bonaparte, inimigo da Inglaterra, o que não tinha nada a ver. Pois bem. Como se vê, a briga entre argentinos e ingleses é bem antiga. A última escaramuça ocorreu na guerra das Malvinas, e a Argentina foi novamente derrotada. Uma hora qualquer eles vão à desforra.

Eike
Triste Calvário

Como diziam os romanos  “sic transit gloria mundi”. O triste calvário de Eike Batista, o ex-empresário mais rico do Brasil, continua. Sem descanso. Além de já ter sido penalizado pelo Conselho de Valores Mobiliários com a maior multa já dada a um empresário brasileiro em todos os tempos, no esfuziante valor de R$ 500 milhões, quantia que ele agora não tem a menor condição de pagar, na segunda-feira foi mais uma vez “agraciado” pelo CVM. Desta vez, a multa foi menor. Coisa de R$ 2 milhões. agatela.

Homenagem
Mulheres em foco

Hoje, na Câmara Municipal, aescritora e ativista social Tânia Dinki será homenageada com a Comenda do Mérito Social (Gente do Bem). Iniciativa do vereador Pedrão do Depósito. Às 19h.

Happy hour   
Automóvel Clube

Hoje, a partir das 19h, o salão Príncipe de Gales do Automóvel Clube ficará por conta inteiramente da mais recente inovação social da agremiação: happy hour musical, com cardápio especial, drinques inovativos, pista de danças e outras novidades. Começa cedo para acabar cedo. Ou até o último cliente.

Fazenda da Jaguara
Carvalho/Graciano

Casamento em destaque no final de semana, que reunirá figuras da sociedade de BH e adjacências: o da médica Bárbara Mendes de Carvalho com o empresário Bernardo Freitas Graciano, a se realizar sábado, no belíssimo cenário da Fazenda da Jaguara, em Matozinhos. A noiva é filha de Vilma Carvalho e Ronaldo Mendes de Assis. O noivo, de Ângela Cabral e Cláudio Graciano. Recepção para mais de 300 convidados. Decoração do ambiente de Mônica Lipiani. Bufê do Club do Chef, de Massimo Battaglini e Idel Yarochewsky. Vestido de noiva do ateliê Hingrid Sathler.

Medicina reprodutiva
Novidade na praça

A Clínica Pro-Criar, sediada em BH, que tem entre seus diretores o médico João Pedro Caetano, tornou-se a primeira do setor em Minas Gerais a adquirir nos EUA o aparelho Embryoscope Plus, incubadora de última geração, que aumenta a eficácia da fertilização in vitro. Só existe um equipamento igual em funcionamento no país, em um centro de reprodução humana, em São Paulo. O sistema time lapse permite acompanhar o desenvolvimento do embrião sem manipulação externa.

Academia Mineira
Diretoria completa

Na solenidade de posse da nova direção da Academia Mineira de Letras, segunda-feira, além da diretoria-executiva, presidida por Rogério Faria Tavares, também tomaram posse os integrantes dos conselhos da entidade. O fiscal é formado pelo ex-prefeito de BH Patrus Ananias, Antenor Pimenta e Márcio Sampaio. Os membros do conselho editorial são Ângelo Oswaldo, Luiz Giffoni e Manoel Hygino dos Santos. O conselho do acervo bibliográfico, por Amílcar Martins Filho, Caio Boschi e Jacynto Brandão. E mais não é preciso.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)