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Chile: protestos e recomendações aos turistas

O presidente Sebastián Piñera decretou, em algumas cidades, o toque de recolher (das 20h às 6h), visando ''garantir a ordem pública, a tranquilidade dos habitantes''


postado em 29/10/2019 04:00 / atualizado em 29/10/2019 12:38

(foto: Martin Bernetti/ AFP )
(foto: Martin Bernetti/ AFP )
Nas últimas semanas, a mídia internacional tem divulgado diversos protestos iniciados na capital chilena (Santiago) e que se espalharam por outras regiões do país. As manifestações começaram devido ao aumento da tarifa do metrô, acarretando a destruição de suas estações, de ônibus, de concessionárias de carros e postos de gasolina, além de inúmeros saques em lojas, supermercados, bancos e hotéis.
 
O presidente Sebastián Piñera decretou, em algumas cidades, o toque de recolher (das 20h às 6h), visando “garantir a ordem pública, a tranquilidade dos habitantes”. Segundo informações do Portal Consular, vinculado ao Itamaraty, o estado de emergência terá duração inicial de 15 dias.
 
Essa instabilidade social tem gerado preocupação não apenas nos turistas brasileiros que se encontram nas cidades atingidas pelos protestos, como naqueles que estão no Brasil e já haviam contratado passagens e/ou pacotes de viagens para os próximos dias.
 
O Procon/SP já se pronunciou quanto ao direito do consumidor, podendo este, caso seja de seu interesse, cancelar ou remarcar as passagens aéreas e pacotes de viagens com destino ao Chile, sem multa ou qualquer ônus.
 
O site Portal Consular tem solicitado à comunidade brasileira residente naquele país e aos turistas que fiquem atentos às seguintes recomendações:
 
– Seguir as orientações das autoridades locais, especialmente na vigência de toques de recolher, acompanhando, para tanto, os meios de comunicação, chilenos e estrangeiros;
 
– Evitar locais de aglomeração pública onde possam ocorrer protestos;
– Ficar atento aos bloqueios de vias públicas e estradas;
 
– Levar em conta que os serviços de transportes públicos urbanos, intermunicipais e internacionais poderão continuar interrompidos, total ou parcialmente;
– Verificar o estado de seus voos antes de se dirigir aos aeroportos e, em caso de cancelamentos de voos, reagendar os bilhetes diretamente com as companhias aéreas, em suas páginas na internet ou “call centers” (Latam: +56 600 526 2000; Gol: 800 395232 e 800 395231);
 
– Em caso de voos noturnos não cancelados, na hipótese de decretação de toque de recolher, deslocar-se aos aeroportos antes do início da restrição de movimentação. Embora o cartão de embarque sirva de salvo-conduto, o transporte até os aeroportos ficará comprometido.
 
Diante dos protestos, recomenda-se aos turistas que avaliem a possibilidade de adiamento da viagem ao Chile no momento, pois não terão como usufruir da viagem conforme programaram. Essa situação “especial” concede ao consumidor o direito de cancelar serviços turísticos contratados, sem multa, para regiões atingidas pelos protestos.
 
Mais informações no site do Serviço Nacional de Turismo do Chile: www.sernatur.cl, plantão consular em Santiago ( 56 99334 5105) ou site do consulado             cgsantiago.itamaraty.gov.br

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