Jornal Estado de Minas

COLUNA DO JAECI

Arena do Atlético e a cortina de fumaça depois da eliminação

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis



Num momento triste para a torcida do Atlético, com a eliminação do time da final da Libertadores, pelo Palmeiras, num dos resultados mais injustos dos últimos tempos, vem gente falar de construção de estádio e outras coisas mais, é um absurdo.



Os torcedores estão de luto, buscando no Brasileirão e Copa do Brasil uma forma de confortar a tristeza. O Galo tem mais time, mais grupo e mais técnico que o Palmeiras, mas o futebol é o esporte coletivo em que o mais fraco pode vencer o mais forte, e, neste momento, o Galo, embora eliminado, é mais forte que o Palmeiras.

Por que o Atlético voltou para o seu cemitério?

O torcedor não quer saber de obra de estádio, neste momento. Parece que querem tapar o sol com a peneira, com acusações levianas a prefeitura de BH. O que ela está cobrando, segundo assessores, é o que o contrato assinado e aprovado pela Câmara de Vereadores determina. A prefeitura não pode abrir precedente nem para obra do Atlético nem para nenhuma outra da cidade. Cobra o que o que foi acordado e assinado no contrato que está vigente. Querer imputar à prefeitura a responsabilidade por cobrar as contrapartidas que estão no contrato assinado e aprovado pelos vereadores, é uma irresponsabilidade.

É sabido que no Brasil, uma obra nunca custa aquilo que se projeta no início dela. Sempre há mais gastos, que encarecem o planejamento e orçamento. Querer justificar o aumento da obra em cima das contrapartidas da prefeitura é um ato de covardia de quem faz. Vocês acham que a prefeitura teria interesse em cobrar aquilo que não lhe é devido? Balela. Um dia depois da eliminação do Galo, da Libertadores, eliminação doída e difícil de ser digerida, querer tapar o sol com a peneira não é realmente fora de propósito. Que falem em obra do estádio mais pra frente. Nesse momento, é querer passar pano e jogar para a torcida.





BRASILEIRÃO

Galo joga neste sábado, às 21h, contra o Internacional, no Mineirão. Em 9 jogos em casa, são 7 vitórias, um empate e uma derrota, um aproveitamento excepcional. Uma vitória contra o Colorado vai manter o Atlético na liderança isolada da competição, aumentando sua vantagem para Palmeiras e Flamengo.

A maior dificuldade será o técnico Cuca conseguir elevar o moral dos jogadores, e trabalhar o emocional deles, pois a classificação para a final da Libertadores era tida como certa, tamanha a qualidade do grupo.

O Galo está na semifinal da Copa do Brasil, e terá o Fortaleza como adversário. Teoricamente, o time mineiro é o favorito, pois é muito mais time que o Fortaleza, o que não implica dizer que já está classificado. Serão dois confrontos difíceis, haja vista a bela campanha do time cearense no Brasileirão. O Galo vai decidir fora de casa, onde também tem jogado bem.

Já no Brasileirão, competição por regularidade, tem gordura para queimar e está absoluto na ponta. O Flamengo tem dois jogos a menos, mas precisa vencê-los para ficar a 5 pontos de distância do Atlético. O torcedor terá de apoiar o time, e os aplausos, mesmo após a eliminação, deram conta do reconhecimento ao trabalho feito até aqui.



Cuca recuperou vários jogadores, que o torcedor não queria nem ouvir falar o nome, e transformou um time mediano no segundo melhor time do Brasil. Infelizmente para ele e para a torcida, o principal jogador da temporada alvinegra, Hulk, foi um dos responsáveis pela eliminação, ao desperdiçar uma penalidade no jogo de ida, na casa do Palmeiras, e por não ter jogado nada na partida de volta. Os grandes jogadores devem aparecer em decisões. Em joguinhos contra adversários inexpressivos, qualquer um aparece. 

audima