Jornal Estado de Minas

MÚSICA E TECNOLOGIA

Em busca do melhor do mesmo em um mundo parametrizado e controlado

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis



Há alguns anos tive a felicidade de participar de um debate onde a minha função era dizer o quanto a música utiliza conceitos rígidos da matemática e ao mesmo tempo chamaram um matemático para provar o quanto, a área dele, era inexata. Eu utilizei, na minha argumentação, a métrica das partituras, as tonalidades e as divisões de tempo. O meu parceiro de painel mostrou que é possível comprovar conceitos, de áreas variadas, através dos cálculos.



O que mais me chamou a atenção é que os resultados destas comprovações eram em sua maioria coerentes, mas imprecisos. Fiquei apaixonado com esta descoberta pois é a comprovação que o caminho a ser percorrido é mais importante que o resultado final. O Chico Buarque uma vez disse que o mais difícil de um show é a criação, a escolha do repertório, os ensaios e todos os detalhes.  Realizar o show é apenas o ato final de uma longa construção.

Na música gostamos de utilizar equipamentos antigos pois eles tem um som mais agradável,  um dos fatores é que os componentes antigos não são tão precisos quanto os atuais.  O caminho tortuoso para controlar estas oscilações é um dos desafios para tornar uma canção única.

A imperfeição nos desafia. O que torna a vida interessante é o diferente. A previsibilidade nos dá segurança, este é um dos argumentos para a criação das sequências intermináveis de filmes com personagens conhecidos. A cada lançamento da Disney sempre vemos novidades mas no final o príncipe sempre se casa com a princesa.



Este novo mundo, pós-internet, com tantos números disponíveis, transformou o grande irmão de George Orwell num estagiário em inicio de carreira. Nas plataformas de música sabemos exatamente tudo que está acontecendo e quem tem mais relevância. Já podemos saber, quase que imediatamente, se uma música caiu no gosto popular. Quando o Skank começou era necessário esperar pelo menos um mês para se obter alguma informação.

Apareceu uma nova profissão da moda, o Growth hacker, para potenciar o crescimento da sua empresa através da análise de dados. Até o nosso amado futebol não vive mais sem estatística. Com a explosão dos games e sites de análise, todos os adolescentes conhecem os jogadores, onde jogam e quais os seus números e avaliações. A magia do esporte mais amado do planeta agora está na planilhada.
Acabamos de perder um grande ícone da música mundial Eddie Van Halen, um revolucionário no jeito de tocar guitarra. Ao rever alguns de seus solos inovadores descobri uma entrevista onde ele explica todas as suas reinvenções e seus erros. Uma deliciosa aula de como fugir dos padrões preestabelecidos.
Tenho muitas dúvidas sobre pra que serve tanto controle, mas uma coisa eu tenho certeza, o mundo digital e suas facilidades está chegando numa fase madura. Paramos de instalar aplicativos em nossos telefones pois já temos quase tudo. Um mundo parametrizado e controlado não tem espaço para o novo. Apenas para o melhor do mesmo.