(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Depois de vários prêmios, invenção de médico mineiro começa a ser fabricada na Europa. Anel de Canabrava é instrumento importante nas operações de catarata para quem tem a síndrome da pupila pequena


postado em 24/07/2019 04:00



ANEL DE CANABRAVA
DE MINAS PARA O MUNDO

O oftalmologista Sérgio Canabrava fechou parceria com a indústria espanhola para a produção do anel de Canabrava, um instrumento cirúrgico que auxilia os médicos na operação de catarata para quem tem a síndrome da pupila pequena. “Devido à falta de apoio e investimentos, a invenção de novas tecnologias e ferramentas na oftalmologia é uma atividade muito rara, para não dizer praticamente impossível no Brasil. Por isso, comemoro ter conseguido viabilizar minha criação”, comenta o médico. Com a invenção, o oftalmologista recebeu vários prêmios internacionais.

NO PALÁCIO DAS ARTES
A FORÇA DO POVO NEGRO

Membros do Quilombo Manzo, de Santa Efigênia, têm encontro com o público que for amanhã (25) ao Cine Humberto Mauro para assistir às sessões do documentário Pembele Manzo: território ancestral, dirigido por Januaceli Murta. No jardim interno do Palácio das Artes, às 17h, entre as sessões das 16h e das 18h, o grupo vai participar de conversa sobre a produção do documentário. Roda de capoeira e samba de roda encerram o encontro. O filme aborda o tema da intolerância religiosa, documentando a diversa expressão cultural do Quilombo Urbano Manzo N’gunzo Kaiango, reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade 
de Belo Horizonte.

FOTOGRAFIA
O OLHAR DE ZÉ LUIZ

Aberta ao público anteontem, no Centro Cultural Minas Tênis Clube, a mostra O outro lado da montanha, do fotógrafo José Luiz Pederneiras, tem tudo para se transformar em uma das mais visitadas na cidade. Além da beleza das imagens, a expografia criada pelo arquiteto Fernando Maculan e pelo cenógrafo Paulo Pederneiras valoriza tanto o acervo quanto o espaço. A abertura, no sábado à tarde, reuniu todos os irmãos Pederneiras, músicos e galeristas. A exposição reúne 25 imagens registradas pelo fotógrafo há cinco anos. As primeiras fotos foram feitas no trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro. “A mostra é um estudo sobre a transformação da paisagem. Novos cenários surgem de forma rápida e silenciosa modificando a paisagem", define José Luiz Pederneiras.

HAIA
CURSO DE VERÃO

O advogado Filipe Greco embarca amanhã para Haia, na Holanda, onde fará o curso de verão na Academia de Direito Internacional. Greco, que também é professor de direito internacional privado e direito constitucional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), foi admitido ao lado de juristas do mundo inteiro para cursar direito internacional privado na Academia, fundada em 1923. A escola está instalada no Palácio da Paz, onde também fica a Corte Permanente de Arbitragem (CPA), da qual faz parte o advogado Eduardo Grebler, nomeado pelo governo brasileiro.

NO MENU
COZINHA MINEIRA

Apesar de passar apenas dois dias em Belo Horizonte, onde apresenta a comédia Os suburbanos, o ator Rodrigo Sant'anna quer aproveitar ao máximo o que a cidade tem de melhor. Como bom apreciador da comida mineira, ele e os colegas de elenco (Isabelle Marques, Andy Gercker e Evelyn Castro) já marcaram almoço no restaurante Dona Lucinha, na Savassi. Os suburbanos terá duas sessões, em 3 e 4 de agosto, no Sesiminas.

NA LISTA
COMUNICAÇÃO EM ALTA

Pelo segundo ano consecutivo, a Partners Comunicação Pro Business é a maior agência de comunicação de Minas Gerais. A liderança no estado é em número de colaboradores e em faturamento. Os dados são do Anuário da Comunicação Corporativa 2019, produzido pela Mega Brasil. A publicação consolida também a posição da Partners, desde 2017, entre as 10 maiores agências individuais do país, ou seja, que não integram nenhum grupo empresarial.

No Minas Tênis Clube...

Flávia Courret, José Luiz Pederneiras e Rodrigo Pederneiras(foto: Fotos: Orlando Bento/Divulgação)
Flávia Courret, José Luiz Pederneiras e Rodrigo Pederneiras (foto: Fotos: Orlando Bento/Divulgação)
Eliane Parreiras, Clara Parreiras e Alfredo Alves
Eliane Parreiras, Clara Parreiras e Alfredo Alves
Yves Mahe, Erell Mahe e Catalina Mahe
Yves Mahe, Erell Mahe e Catalina Mahe


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)