Publicidade

Estado de Minas

Liberdade no ar

Personalizar o atendimento e superar os desejos dos clientes tornam-se fundamentais em um negócio tão competitivo e exigente como a comercialização de veículos%u201D


postado em 17/08/2019 04:00 / atualizado em 16/08/2019 22:19

A principal novidade do Chevrolet Cruze é a internet a bordo via wi-fi para até sete usuários(foto: Chevrolet/Divulgação)
A principal novidade do Chevrolet Cruze é a internet a bordo via wi-fi para até sete usuários (foto: Chevrolet/Divulgação)

 
 
Entre os sedãs médio-compactos os japoneses dominam, apesar de este segmento ter perdido protagonismo para os SUVs. Nova geração do Corolla estreia em setembro. Civic, segundo colocado, foi revitalizado agora. O terceiro é o Cruze, cujo modelo 2020 acaba de ser apresentado com modificações de meia-geração, embora ainda sem preço, provavelmente à espera da estratégia da Toyota.
 
O novo Cruze é facilmente reconhecido pela grade avantajada, para-choque dianteiro, lanternas traseiras e rodas de liga leve. Traz o trunfo de liberdade no ar com a opção de internet a bordo via wi-fi para até sete usuários e também fora do veículo, a uma distância de 15 metros. Até agora, no Brasil, não era possível, salvo experiência rudimentar há cerca de seis anos da própria GM (no Agile) ou adaptação de acessórios.
 
A central multimídia tem chip próprio integrado. O plano de dados, negociado entre fabricante e a operadora Claro, começa em 2GB por R$ 29/mês. Os pacotes de 5, 10 e 20GB só serão anunciados no próximo mês. Até dois telefones poderão acessar o sistema por portas USB independentes.
Uma antena dedicada melhora bastante o sinal de telefonia celular, especialmente em estrada, onde a velocidade do carro prejudica a qualidade da conexão. Agora é possível usar um aplicativo de navegação e manter estável a qualidade de chamadas de voz. O serviço de concierge OnStar continua opcional.
 
Acabamento e materiais subiram de nível, em especial na versão de topo Premier. Agora há sistema de frenagem automática com detecção de pedestres e outros veículos, além recarregamento de celular por indução e câmera de ré digital. Mecanicamente sem novidades, motor turbo e câmbio automático de seis marchas garantem boa relação desempenho/consumo. Mantém-se em linha a versão hatch, Cruze Sport6.
 
Outro assunto despertou interesse na semana passada, o 29º Congresso da Fenabrave, realizado em São Paulo. Um dos principais temas foi a expectativa em torno da conversão em lei da MP da Liberdade Econômica (LE). Na terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base por enorme margem de 345 votos a favor e apenas 76 contra. Acredita-se que o Senado não deverá fazer modificações.
 
Para quem compra e para quem vende veículos a repercussão é bastante positiva. Além de autorizar o trabalho aos domingos, os bancos foram liberados para funcionar aos sábados. Nos fins de semana estão os melhores dias para o comércio deste setor e isso poderá ajudar as vendas. As mais de 7 mil concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo motos e máquinas, sempre apoiaram mais liberdade para facilitar a vida dos compradores.
 
Um dos destaques da exposição ligada ao congresso foi o dispositivo da empresa pernambucana Wings. Permite registrar informações sobre o funcionamento do automóvel, enviá-las pela internet e agendar a manutenção com as concessionárias diretamente pelo aplicativo.    Ganho de tempo é relevante. Também por este ângulo o sistema ConectCar de pagamento automático de pedágio e estacionamento pode ser instalado diretamente nas lojas, mas a taxa é revertida em créditos.
O aperfeiçoamento no atendimento tem sido o foco principal do setor. A iniciativa Garagem do Conhecimento, da plataforma digital iCarros, permite agora ensino a distância. Para o CEO da empresa, Ricardo Bonzo, “personalizar o atendimento e superar os desejos dos clientes tornam-se fundamentais em um negócio tão competitivo e exigente como a comercialização de veículos”.
 
Alta Roda
 
BMW organizou M Festival, no Autódromo de Interlagos, dentro da estratégia de projetar ainda mais sua grife de alto desempenho. Foram 3 mil convidados, 25 carros em pista e 1.100 testes em três dias. Nos próximos 18 meses, importará mais 10 opções M (Motorsport). A marca alemã lidera o mercado brasileiro de marcas premium e de performance elevada.

ENTRE os modelos BMW à disposição em Interlagos, os estreantes Z4 M40i/340cv (R$ 386.950) e X2 M35i/306cv (R$ 313.950). O primeiro impressionou pelas acelerações, desempenho em curvas e de domínio pleno pelo motorista. 
O segundo apresentou limitações previsíveis de um SUV, mas permitiu guiar rápido e sem sustos em um circuito tão desafiante.

HONDA Civic 2020 recebeu leve reestilização. Destaque para novo para-choque dianteiro, rodas de 17 polegadas com 10 raios de belo efeito visual e alguns cromados de certa forma discretos. Também está mais equipado: acendimento automático dos faróis, monitor de pressão dos pneus e carregador por indução para celular. Preços vão de R$ 97.900 a R$ 112.600; 
Touring, R$ 134.900. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade