Jornal Estado de Minas

Em dia com a política

A disputa continua e com mais ataques entre os candidatos ao Planalto

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

 

Baptista Chagas de almeida

 

 “Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista, nesse monstro que governa esse país. Ele tem que aprender uma lição. Ele que vá pegar voto de miliciano, daqueles que mataram a vereadora assassinada Marielle Franco. Ele que vá pegar voto daqueles que foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas na pandemia.”





 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou, ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua fala preconceituosa contra nordestinos. Em ato em São Bernardo do Campo (SP), o petista disse que quem é da região não vota no presidente, que deveria pedir voto “para milicianos”.

 

Acompanhado de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice, o ex-presidente fez a primeira caminhada do segundo turno ontem no seu berço político. Nordestino, ele criticou Bolsonaro, tratou de pautas relacionadas a emprego e renda e pregou equidade de gênero.

 

Em tom eleitoral, Bolsonaro pediu empenho dos presentes no segundo turno da campanha presidencial. “Temos uma guerra marcada, dia 30 de outubro. Temos que conversar com o pessoal de chão de fábrica, as pessoas mais humildes”, afirmou.





 

Em outro momento, o presidente disse que “se for trocar o piloto agora, tem tudo para esse avião cair”. O presidente Bolsonaro recebeu, ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), deputados federais e governadores reeleitos.

 

“A conversa mole agrada, mas é a coragem e a firmeza que garantem a segurança e o futuro de um povo e de uma nação nos momentos decisivos. São essas virtudes que nos protegem dos ataques à nossa soberania, das chantagens dos poderosos e dos conchavos que massacram o nosso povo.”

 

“A malandragem de Lula serviu para enrolar o povo enquanto seu governo o roubava e só para enganá-lo sobre a falsa absolvição de seus crimes; nossa firmeza serviu para irmos até a Rússia em meio a uma chuva de críticas negociar fertilizantes e garantir nossa segurança alimentar.”





 

Melhor então avisar ao presidente Jair Messias Bolsonaro para não dar nenhuma confusão. É que o ex-presidente Lula também estará. Ele confirmou uma visita a Belo Horizonte neste próximo domingo. O petista fará uma caminhada na Praça da Liberdade, que vai seguir em passeata.

 

Ela terá início às 9h e vai da Praça da Liberdade até a Praça Tiradentes. Lula estará acompanhado de vários líderes políticos.

 

 

Guardiãs no Congresso

“Parabéns para @GuajajaraSonia na conquista de uma cadeira no Congresso brasileiro, fazendo história como a primeira mulher indígena eleita como deputada federal. Essa representação é essencial para garantir que os direitos dos povos indígenas, os guardiões de nossas florestas, sejam reconhecidos e cumpridos”, diz DiCaprio em post. O ator Leonardo DiCaprio comemorou, por meio das redes sociais, a vitória da primeira indígena eleita deputada federal por Minas Gerais, Célia Xakriabá (Psol), de 32 anos. Como tudo tem de passar por Minas Gerais, parabéns à deputada.

 

É merecido, sim!

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, conceder ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil, honraria dada a personalidades de destaque na defesa da democracia. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, elogiou a postura de Pacheco nos momentos de tensão e disse que o senador “em momento algum faltou ao Brasil, à sociedade brasileira, ao Estado democrático de direito e à democracia”. Já a ministra Cármen Lúcia disse que Pacheco “tem se destacado na defesa da democracia”.





 

Agenda da disputa

Na sessão administrativa de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, o plano de mídia referente ao horário eleitoral gratuito para a disputa de presidente da República no segundo turno das eleições 2022, marcado para 30 de outubro. A propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão começa amanhã e segue até a antevéspera do dia da votação, ou seja, 28 de outubro. No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A disputa está entre Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Mariana de volta

O governo de Minas vai retomar as negociações quanto a um possível acordo relacionado ao rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, na Região Central do estado, em 5 de novembro de 2015. A tragédia matou 19 pessoas e causou diversos danos socioambientais. “Infelizmente, há cerca de 40 dias atrás o estado resolveu se levantar da mesa de negociação devido às mesmas não estarem prosperando com as nossas exigências”, afirmou ontem o governador reeleito Romeu Zema (Novo), ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Em 24 de agosto, o governo mineiro saiu da mesa de discussão quanto a um possível acordo de Mariana.

 

Novo ataque

Mensagens falsas postadas no Twitter afirmam que o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, disse que sairá da corte em caso de vitória do presidente Jair Bolsonaro nas eleições. O ministro Gilmar Mendes jamais deu tal declaração e trata-se, portanto, de fake news. Na manhã de ontem, um dos posts tinha mais de 10 mil curtidas e 2,7 mil retuítes. Outro tinha sete mil likes e dois mil retuítes. E tinha ainda um terceiro, de 200 curtidas e 50 retuítes. Não é a primeira vez que isso circula na internet.





 

PINGA FOGO