Jornal Estado de Minas

EM DIA COM A POLÍTICA

Os ataques de Daniel ao Supremo e a condenação de Zé Dirceu no STJ

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis


O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), apoiador de fé do presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), chamou, ontem, de marginal o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).




 
A declaração foi na tribuna da Câmara dos Deputados. Ela aconteceu poucas horas antes do julgamento de Daniel Silveira pelo STF. Depois dos ataques, Daniel Silveira se dirigiu ao prédio do Supremo Tribunal Federal acompanhado, quem diria, do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho de nada menos que o presidente República Jair Bolsonaro.
 
Só que eles não puderam entrar no plenário porque regra em vigor no tribunal, editada em razão da pandemia da COVID-19, limita o acesso ao local a ministros, integrantes do Ministério Público Federal (MPF), servidores do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogados que atuem em processos pautados para a sessão.
 
Nem mesmo acompanhar pela TV o julgamento eles aceitaram em um dos salões do prédio da mais alta corte de Justiça do país. Optaram por voltar ao Congresso Nacional.
 
Melhor mudar de assunto. Em cerimônia de regularização fundiária em Rio Verde, que fica no interior de Goiás, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) entregou, ontem, em conjunto com o governo do estado e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), oito mil títulos a 165 assentamentos para regularizar a situação de cerca de 11,3 mil famílias.




 
E claro que não perdeu a oportunidade com o palanque armado. O presidente Bolsonaro fez questão de deixar bem claro, completando que “estamos libertando o povo da escravidão dos caciques do MST”. Fez direitinho o seu comercial, não é mesmo?
 
Antes de finalizar, tem notícia importante. A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, ontem, a decisão monocrática do desembargador Leopoldo de Arruda Raposo e manteve a condenação do ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República José Dirceu (PT), no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em processo que apurou condutas ilícitas na Petrobras no âmbito da Operação Lava-Jato junto com o Ministério Público Federal (MPF).
 
Em decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Dirceu havia sido condenado a 27 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
 
Raposo reduziu a pena para 27 anos e um mês de reclusão, também em regime inicial fechado, entendendo ser indevida a valoração negativa das circunstâncias do crime de lavagem de dinheiro.

Para crianças

Dados do Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados ontem mostraram sinais de queda da síndrome respiratória aguda grave em todo o país, inclusive entre as crianças. O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, observa que a incidência da síndrome, que antes manteve sinal de ascensão significativa em diversos estados desde fevereiro, agora apresenta formação de platô, que traz o início de declínio, refletindo em queda na curva nacional. O estudo tem como base os dados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da gripe.





Faz sentido

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei, do deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP), que institui em abril o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson, com uma campanha simbolizada pela tulipa vermelha. A proposta segue para votação no Senado. A relatora, deputada Carmen Zanotto (foto) (Cidadania-SC), recomendou a aprovação. “Esclarecer a sociedade é fundamental para a busca de uma ajuda médica no momento certo. Só com o diagnóstico precoce podemos oferecer o tratamento adequado”, destacou Carmen com toda razão.

Era do ramo

Roberto Campos se debruçou inicialmente sobre a diplomacia, tendo atuado no consulado do Brasil em Washington. Nos Estados Unidos da América (EUA), cursou pós-graduação em economia na Universidade George Washington. Compôs a delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods, quando foram instituídos o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. A notícia é que os 105 anos de nascimento do economista, diplomata e político brasileiro Roberto Campos serão festejados em sessão solene do Congresso Nacional, na terça-feira que vem, às 10h.

Medalha, medalha...

“A presidência do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência esclarece que não haverá entrega de medalhas durante a solenidade em Ouro Preto, marcada para esta quinta-feira, dia 21 de abril, como já informado pelo governo do estado. A homenagem aos agraciados ocorrerá no Palácio da Inconfidência, na sede do Parlamento mineiro, em Belo Horizonte, em data ainda a ser marcada.” É o comunicado do deputado estadual Agostinho Patrus (PSD), presidente da Assembleia Legislativa (ALMG). O governador Romeu Zema é do Partido Novo, tem muito ainda a aprender.





Wimbledon

Tenistas da Rússia e de Belarus não poderão competir no torneio de Wimbledon neste ano por causa da invasão da Ucrânia por Moscou, anunciou o All England Lawn Tennis Club (AELTC), entidade responsável por organizar o Grand Slam disputado na grama de Londres, em comunicado ontem. “Reconhecemos que isso é difícil para os indivíduos afetados, e é com tristeza que eles sofrerão pelas ações dos líderes do regime russo”, disse o presidente do All England Club, Ian Hewitt. Ele alegou preocupação mais ampla com a segurança do público e dos jogadores e incluiu suas famílias.

Pingafogo