Jornal Estado de Minas

ANNA MARINA

Campanha faz alerta sobre o perigo das bebidas açucaradas para a saúde

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Nunca soube que chocolate estragava. Aprendi com uma péssima experiência e tenho que alertar o leitor. Semana passada, “envenenei” minha filha. Isso mesmo, foi sem querer, mas ela passou muito mal.

Havia ganhado um chocolate. Recebi junto do convite de inauguração de uma loja muito fina. Ele veio em forma de torta, com a massa parecendo de cheesecake, ou de torta de limão, porém, de chocolate. O recheio parecia uma barra redonda de chocolate.



Era firme, dura, em nenhum momento suspeitei se tratar de uma ganache ou recheio que levasse algum outro ingrediente além do puro chocolate. Guardei.

Minha filha é chocólatra e, vez ou outra, pergunta se não tenho nenhum chocolate. Pois bem, semana retrasada, fez o pedido e lembrei do chocolate que havia ganhado há uns 20 dias e estava bem guardado. Dei a ela, mas não sem antes abrir e verificar se não estava esbranquiçado.

Sempre achei que essa era a imagem máxima de um chocolate velho, mas nunca estragado. Não tinha mofo, nem bolor e nem estava esbranquiçado. Dei a ela, que, pelo que vi no dia seguinte, deu três mordidas pequenas.

No dia seguinte, ela me chama no seu quarto, branca. Tinha passado a noite com sessões constantes de diarreia e vômitos. O vômito melhorou, mas ela não conseguia comer nada porque o enjoo continuou, mesmo após conseguir tomar um Vonau.

Isso continuou por três dias, e só então consegui levá-la ao hospital. Depois de exames, soro e vários medicamentos na veia, relaxei achando que estaria curada. Que nada. No sábado pela manhã, o vômito voltou com força total, e no domingo também. Só foi melhorar na segunda-feira.





Nos primeiros dias, conversando com ela, disse que nunca soube que chocolate puro estragava, e foi quando ela disse que não era puro, tinha até sabor de licor. Desesperei, mas não podia fazer mais nada, a não ser tratar dela e pedir a Deus para curá-la.

Resolvi então pesquisar sobre esse néctar dos deuses, porque todos com quem conversei reagiam com o mesmo espanto, quando eu ainda achava que era puro chocolate. Fica aqui um alerta para lojas e empresas de marketing: nunca troquem o produto de embalagem, porque a gente fica sem referência da data de validade.

Na pesquisa que fiz, descobri que todos os tipos de chocolate podem sofrer danos se forem guardados em lugares muito úmidos, escuros e com temperatura alta. O chocolate estragado pode estar esbranquiçado, cheio de bolinhas na parte superior e com sabor bem diferente.





Esses problemas, tecnicamente conhecidos como fat bloom e sugar bloom, podem ser reclamados pelo consumidor, pois além de prejuízo financeiro, o descuido da empresa ou da loja na armazenagem pode resultar até na presença de algumas larvas dentro do chocolate.

Inclusive marcas conhecidas já passaram por esses problemas e foram obrigadas a ressarcir os consumidores. O fungo, por si só, não causa mal, mas alguns tipos produzem micotoxinas que causam desde intoxicações alimentares até câncer do sistema hepático.

Aproveitando o tema, vou falar da campanha Doce Veneno, que alerta sobre os problemas de saúde causados pelo consumo excessivo de bebidas açucaradas. Simples assim: a indústria produz, a propaganda vende, a sociedade paga.



Um ciclo que começa com incentivos fiscais concedidos aos fabricantes e termina provocando obesidade, diabetes, câncer e complicações cardiorrespiratórias, entre outros problemas de saúde. No Brasil, o tratamento dessas doenças custa, por ano, R$ 3 bilhões ao SUS. Só os casos de diabetes passam de 1,3 milhão.

O novo filme publicitário mostra a quantidade de açúcar ingerida em um único dia por uma pessoa que tem o hábito de consumir bebidas açucaradas durante e entre as refeições diárias, e faz um alerta sobre os danos à saúde que podem ser causados por esse consumo. 

Além da conscientização, o movimento propõe várias medidas, como a adoção de impostos diferenciados para ajudar nos gastos com as doenças causadas pelo consumo de refrigerantes, sucos de caixa etc. Ainda na área da tributação, as organizações sugerem o fim do subsídio de R$ 3,8 bilhões concedido, por ano, a fabricantes de refrigerante, e o fim das propagandas de refrigerantes. Vamos ver se conseguem. Acho difícil.

(Isabela Teixeira da Costa/Interina)