(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ANNA AOS DOMINGOS

Festa da gastronomia de Tiradentes começa nesta sexta


postado em 18/08/2019 04:00 / atualizado em 14/08/2019 19:59

Rodrigo Ferraz(foto: Guilherme Gazzinelli/Divulgação)
Rodrigo Ferraz (foto: Guilherme Gazzinelli/Divulgação)

 
É sempre preciso lembrar que Tiradentes deve sua sobrevivência ao festival de gastronomia inventado por Ralph Justino. Antes que existisse, a cidade era bela e barroca – mas o máximo que se conseguia como alimentação eram restaurantes montados em garagens. Atualmente, registra atuações fora da realidade brasileira: não tem desempregados, ocupa mão de obra da região e está sempre frequentada por turistas nacionais e estrangeiros. É por isso que vale a pena prestigiar a 22ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que começa na próxima sexta-feira e tem no comando o batalhador Rodrigo Ferraz. Com programação que vai até 1º de setembro, o festival tem cerca de 200 atrações gastronômicas em estandes de chefs e produtores, cozinhas ao vivo, aulas, palestras e eventos requintados com cozinheiros convidados. Os festins e jantares e estão de volta e serão protagonizados por chefs nacionais de relevância, como Marcelo Petrarca (DF), André Mifano (SP), Morena Leite (SP), Henrique Gilberto (MG) e Marco Gil (CE). No festival, os estandes se dividem entre a Praça da Rodoviária e a Praça Campos das Vertentes, com pratos variados. Entre os restaurantes já confirmados estão Cultivo, Plano B, Biroska, Taberna dos Inconfidentes, Ora Pro Nobis, Cia do Boi e Estalagem do Sabor.

***

As praças também sediam o espaço Origem ao Prato, no qual convidados preparam receitas em tempo real, que podem ser degustadas pelos visitantes. Na programação já estão Elzinha Nunes e Márcia Nunes, do Dona Lucinha; Juliano Caldeira, do Rima dos Sabores; Cristóvão Laruça, do Caravela; Caio Soter de Noronha, do Alma Chef; e Bruna Martins, do Birosca. Na Praça do Conhecimento, haverá os espaços Interativo – onde o público cozinha com os chefs, com aulas como a de pães, da DuPain, ou de confeitaria, com o chef Rafael Pires, e Degustação, com palestras dos mais importantes especialistas em gastronomia, como por exemplo Juliana Ustra, falando de chocolates brasileiros; ou Elzinha e Márcia Nunes abordando o legado Dona Lucinha. A Pousada Escola Senac também recebe aulas ao longo da programação. Quem quiser levar ingredientes garimpados dos mais diversos estados pode passar no espaço Produtos & Produtores. Os embutidos e queijos do Casal Gastrô e os doces da Doces Bom já estão entre os confirmados. Parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, que tem como premissa mapear a cadeia produtiva da gastronomia, 
da origem ao prato, o festival em 2019 tem a sustentabilidade como um objetivo. Não só nesta edição, mas para ser aprimorado ano após ano. Entre as ações sustentáveis praticadas 
pelo evento, estão reprocessamento do óleo, pratos biodegradáveis, coleta seletiva de lixo, fomento 
do mercado local, reutilização de madeiras e lonas, doação de árvores frutíferas para instituições, entre outras ações.
 
 
BAZAR
Prime

Em 24 e 25 de setembro, a Jornada Solidária Estado de Minas fará o primeiro Bazar Prime da Jornada, com roupas e acessórios das principais grifes da cidade. Além do espaço da Jornada, que venderá as doações, várias marcas estarão presentes com suas coleções, e parte da venda será revertida para as obras do programa de responsabilidade social dos Diários Associados em Minas. Na organização do evento, ao lado da equipe da Jornada, estão os principais RPs do estado: Jacqueline Verneiul, Manu Diniz, Maria Flávia Zech Coelho e Phillip Martins, sinônimo de sucesso garantido. A Jornada Solidária, que atua há 55 anos, beneficia 13 creches comunitárias de Belo Horizonte, atingindo diretamente mais de três mil crianças. Atualmente, está fazendo uma ampla reforma na Creche Padre Francisco Moreira, no Bairro São Geraldo.
 
 
FIAT PROMOVE
superexposição

Celeiro de beleza ao longo dos séculos, a Itália está na cidade para encantar os visitantes da Casa Fiat de Cultura, que está mostrando, até 3 de novembro, a exposição Beleza em movimento – Ícones do design italiano. Pela primeira vez a mostra ocupará todas as galerias do espaço. A mostra reúne impressionante acervo com mais de 100 peças, entre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia. Com curadoria de Peter Fassbender, head do Design Center Latam da Fiat Chrysler Automobiles, e colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso, a exposição aborda os contextos cultural e social da Itália no século 20, traçando diálogos entre arte e design. O público visitante tem acesso a verdadeiras obras de arte sobre rodas, que emocionam pelas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços arrojados e precisos das grandes casas de carrozzeria. Em outras seções, os visitantes poderão apreciar peças de ousados projetos, que ilustram a busca incessante do design italiano por transformar “o comum” em algo fantástico. Que o digam a chaise longue Pratone, em formato de grama, concebida por Giorgio Ceretti, Pietro Derossi e Riccardo Rosso para a Gufram, considerada um híbrido entre design e obra de arte decorativa; a poltrona UP 5, de Gaetano Pesce, com forma inspirada pela morfologia feminina; e o sofá Bocca, desenvolvido pela equipe de design italiana Studio 65 para Gufram, em forma de lábios. Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, a mostra reforça o compromisso da instituição em promover e difundir expressões artísticas e culturais, além de sua vocação à construção de diálogos contemporâneos entre a cultura italiana e brasileira. A exposição Beleza em movimento – Ícones do design italiano na Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, com apoio institucional da embaixada da Itália no Brasil, do consulado da Itália em Belo Horizonte, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG) e do governo de Minas Gerais. O patrocínio é da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da FCA Fiat Chrysler Participações e do Banco Safra.
 
 
POR AÍ...

A Mary Caetano estará representando a etiqueta carioca Mara Mac a 
partir da próxima quarta-feira.

Sempre dinamizando a sua Mares, a atuante Erika Mares Guia renova a filial de São Paulo em uma parceria com o Shopping Cidade Jardim, onde possui uma das lojas mais bacanas. Por aqui, tudo continua como dantes na loja da  Cidade Jardim. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)