(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cuidando de câncer


postado em 03/07/2019 04:00


Sorte pura, esta coluna tem um “faro fino” para talentos e programas sociais. Adotamos vários deles, e vamos em frente ao longo dos anos. Um desses que nos cobre de prazer e agradecimento é, sem dúvida, o do Lar Teresa de Jesus, que conta com nosso apoio desde que foi ampliado, em 2001. Ao sermos procurados aqui na redação do EM por Maria Magdalena Vilela de Jesus, sua fundadora, que veio nos contar seu projeto, que havia criado em 1999 e estava querendo aumentar, abraçamos a causa sem restrição. Em 2011, ela estava criando a segunda unidade de seu projeto, uma instituição filantrópica, não governamental, com atendimento gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, portadores de câncer e de outras doenças crônicas vindas do interior do estado e até de  outros para tratamento médico na rede pública hospitalar da capital.

Só quem encara um projeto desse é que consegue sentir a dimensão da abnegação e caridade cristã de sua fundadora. O Lar Teresa de Jesus acolhe com apoio e zelo, em sua sede, com igualdade, solidariedade e fraternidade. Estende seu apoio não só aos doentes como aos familiares que vêm do interior e não têm onde se instalar. Esse projeto único começou com 29 leitos e atualmente conta com 70 – já atendeu a mais de 20 mil pacientes e acompanhantes com serviço de hospedagem, enfermagem, atendimento socioassistencial, psicológico, além de atividades espirituais (missas semanais), estudo bíblico e atividades de entretenimento, como passeios, oficinas de trabalhos manuais e terapias complementares, sem nenhum ônus para os acolhidos.

Maria Magdalena entende do riscado e percebeu logo que os acolhidos pelo Lar Tereza de Jesus não podiam ficar apenas remoendo o tratamento, tinham que ter alguma ocupação para o tempo livre – quando as sessões de químio ou radioterapia permitissem. Os números da atuação do programa são incríveis: só este ano, de janeiro a junho, o Lar Teresa de Jesus já serviu praticamente 34.500 refeições e realizou 1.155 transportes dos acolhidos aos hospitais para tratamento.

Como a obra é honesta e pratica o que promete, recebe apoio financeiro de doadores através de suas contas na Cemig e Copasa ou de contribuições mensais na conta-corrente da instituição. Recebe também doações de alimentos não perecíveis e aproveita tudo: os que não podem ser usados com os atendidos são vendidos nos quatro bazares que a instituição mantém. São criados também bazares solidários em parcerias com lojas que doam parte de suas vendas para o Lar Teresa de Jesus. A instituição recebe ainda ajuda da sociedade civil e empresas responsáveis que adotam, como causa, arcar com as despesas fixas de aluguel, transporte dos pacientes aos hospitais, alimentação tanto para os assistidos quanto para seus acompanhantes. Outro trabalho voluntário importante é da área de psicologia e terapia ocupacional.

O endereço do Lar Teresa de Jesus é Avenida do Contorno, 9.297, Prado. E o telefone para contato é (31) 3291-1330.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)