Jornal Estado de Minas

Bom gosto e economia

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

Modelos elegantes, com cores clássicas ou combinadas com vibrantes, estarão na coleção de expositores do Sul de Minas - Foto: A Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas continua salvando o inverno e a elegância de muita gente. E está de volta – de 5 a 14 de julho –, montada, como tem ocorrido nas últimas edições, no piso superior do Mercado Central. Funcionando durante a semana das 12h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 20h.

Esta é a 58ª edição da feira, que é realizada há 23 anos pela Dynâmica Eventos, respeitada empresa da cidade de Jacutinga. Conhecida nacionalmente pela qualidade de seus produtos, toda malharia produzida na região tem orientação de consultores e estilistas contratados, que estão atentos às tendências e o que vai estar na moda durante a estação. Além de produtos das cidades do Sul de Minas, a Feira de Malhas de Tricô, através de 70 estandes, mostrará produtos do interior de São Paulo, e em menor escala da capital mineira. Nos estandes, predominarão as peças em malhas de tricô em linha e lã para os mais diversos estilos e gostos. Também estarão à venda peças em malhas de algodão, modal, casacos de couro, moda íntima, cama/mesa, doces e acessórios.

- Foto: Cores vibrantes e muitas estampas de inspiração animal foram usadas nas criações, num retorno aos anos 1980. Oncinha, zebra e cobra dividem as vitrines onde estão os animais print nas cores clássicas e/ou combinadas com as vibrantes, estas uma pegada mais moderninha no look.
Xadrez e listras juntas ou separadas. Quando juntas, formam a dupla mais versátil do inverno 2019. Desta vez, a feira abrigará também produtores de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que contribuem para aumentar a diversidade de produtos do evento. Mesmo assim, 60% dos 70 estandes são das malharias do Sul de Minas. Os 40% restantes estão divididos entre São Paulo e a capital mineira. A Feira de Malhas gera empregos diretos e indiretos. Os diretos giram em torno de 250 contratações temporárias.
São atendentes, vendedoras, pessoal de segurança, limpeza, transporte, saúde, recepção, brigada de incêndio, montagem, eletricistas e plantonistas.

O inverno é a estação do ano mais aguardada pelas malharias do Sul de Minas. As vendas de abril, maio, junho e julho representam 80% da demanda anual das confecções da região. Com o aumento da demanda e a realização de feiras em vários estados brasileiros, os produtores de malhas do Sul de Minas profissionalizaram-se, mas não perderam a característica de empresas familiares. As empresas da região contrataram estilistas e consultores de moda, inteirados nas tendências de cada estação. Atentas, algumas empresárias viajam constantemente para a Europa (Paris, Roma etc.) e os Estados Unidos (Nova York) para acompanhar os principais desfiles das grifes mais famosas do mundo.

Para superar a concorrência chinesa, as malharias do Sul de Minas fazem pesados e constantes investimentos em tecnologia e em capacitação profissional, o que resulta em um ganho competitivo. Antônio Raffaelli faz um balanço positivo dos 23 anos e 57 edições da Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas, realizadas pela Dynâmica Eventos. “A oportunidade que nos foi e continua sendo concedida com a realização deste evento é de vital importância para a continuidade da microrregião produtora de tricô, cuja pilastra básica da economia se faz de milhares de pequenas e médias empresas de âmbito familiar. Com a feira, esses empreendedores têm a chance de se tornar conhecidos, além de expor e comercializar seus produtos num espaço privilegiado.”

Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas.
De 5 a 14 de julho, no Mercado Central/piso superior (Avenida Augusto de Lima, 744, Centro). De segunda a sexta, das 12h às 20h. Aos sábados e domingos, das 9h às 20h. 
.