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Estado de Minas

Vontade de viajar


postado em 01/04/2019 05:05 / atualizado em 01/04/2019 09:37

Difícil chegar a Paris pela primeira ou centésima vez sem reservar um dia inteiro para pesquisar tudo o que existe de novo na Galeries Lafayette Haussmann. Criada em 1894, a loja de departamentos é a cara da Europa, onde o turista encontra do caro ao barato, dos lançamentos ao outlet, da boa mesa a artigos para casa. Não vale fazer turismo na França sem conhecer essa loja incrível, cujo belo prédio tem uma das cúpulas mais incríveis da Europa.

Como se não bastasse a tentação das compras, o prédio de 120 anos é belíssimo. A escada central da entrada é uma tentação para aquela subida cinematográfica. Com o tempo, é possível descobrir a segunda loja da cadeia, que fica na Rive Gauche, em Montparnasse, e foi aberta em 1972. Não tem a mesma quantidade de ofertas da matriz, mas é interessante para quem fica nas vizinhanças e usa o metrô de Montparnasse, pois o shopping tem várias outras opções. Sem a beleza arquitetônica da outra, a distribuição moderna é praticamente a mesma: acessórios no térreo, moda no primeiro andar, casa no terceiro e por aí vai.

A novidade é que, na última quinta-feira, a Galeries Lafayette abriu sua nova loja na mais emblemática das avenidas parisienses. Com 6,5 mil m2 de área comercial e localizada no número 60, a filial da Champs-Elysées inaugurou um conceito de atendimento que responde a anseios e novas maneiras de consumo. O sistema de vendas é diferenciado, reforçado por inovações digitais e equipe de 300 personal stylits, em vez de tradicionais vendedores. Todos apaixonados por moda. Depois do recrutamento, eles receberam formação específica no Institut Français de La Mode. Estão capacitados a atender a clientela antes, durante e depois das compras.

Para facilitar, o aplicativo Personal stylist 2.0 estimula e facilita o consumidor a agendar um horário específico para receber orientação na hora de escolher os produtos.

Instalada no prédio art déco dos anos 1930 que abrigou a megastore da Virgin, a nova loja foi totalmente remodelada pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels. Em sua proposta pragmática, ele concebeu um espaço com códigos muito particulares, permitindo maior fluidez entre o interno e o externo e convidando o visitante a circular pelos quatro andares, seja nas áreas de compras ou nos locais reservados para eventos e mostras de arte.

Entre os destaques do projeto de Ingels estão os seis gigantescos cubos de vidro suspensos, fazendo as vezes de vitrines internas, que serão renovadas todos os meses com produtos ou artigos de grifes.

A flagship foi idealizada para oferecer o que há de melhor, sejam marcas inéditas na França ou criações exclusivas. Mantendo a tradição, no térreo, o cliente encontra artigos de beleza e pop-ups temporárias. No primeiro andar ficam as tendências de cada temporada, assim como as marcas de luxo atemporais. O cantinho da gastronomia, o Food Court, está instalado no subsolo e brinda a clientela com boas opções de consumo.

Logomarca e identidade visual foram especialmente criadas pela agência de design M/M Paris, inspiradas no poder de dois ícones: Galeries Lafayette e Champs-Elysées. O resultado lembra um jogo de dados, revelando múltiplas facetas da união dos dois titãs.

Ao falar sobre a nova unidade, o presidente do Grupo Galeries Lafayette, Philippe Houzé, comentou: “Aqui, costumamos dizer que o futuro começa no passado. Ao chegar à Champs-Elysées, nosso grupo não apenas escreve um novo capítulo em nossa história empresarial e familiar, mas realiza o sonho de seu fundador. Um sonho que teve início há quase um século, na esquina da Champs-Elysées com a Rue Boétie, justamente onde Théophile Bader imaginou construir, em 1927, um local direcionado ao lazer, comércio e serviços. Mais de 90 anos depois, estamos muito felizes em concretizar esse desejo.”

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