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Mulheres ainda distantes do topo do comando nas empresas

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O Dia Internacional das Mulheres (foto), comemorado hoje, deveria servir de alerta para a baixa presença feminina em cargos de liderança no Brasil. Segundo estudo feito pela consultoria Deloitte em 51 países e com 10,4 mil empresas participantes, as brasileiras estão muito atrás das executivas de outras nações.



Por aqui, elas ocupam apenas 10,4% das cadeiras em conselhos de administração – no mundo, o índice, também considerado baixo, é de 19,7%. Do total de 165 empresas pesquisadas no Brasil, há 115 mulheres nos conselhos e apenas 4,4% delas ocupam a presidência.

A pesquisa mostra, ainda, que somente 1,2% – quase nada – dos cargos de CEO estão nas mãos de mulheres. Sob qualquer ângulo que se olhe, dados como esses são vergonhosos. O mundo corporativo discute há pelo menos uma década a ausência feminina nos topos da hierarquia, mas as políticas de inclusão têm se mostrado insuficientes. É preciso fazer mais.

 

CBA triplica número de mulheres em cargos gerenciais e de diretoria

 

A Companhia Brasileira de Alumínio triplicou a quantidade de mulheres em cargos gerenciais e de diretoria nos últimos anos, passando de 6% em 2017 para 18% em janeiro de 2022. Até 2030, a empresa quer atingir 50%. “Hoje, 43% dos profissionais mapeados para planos de sucessão à diretoria são mulheres, em uma indústria que tem predominância masculina histórica”, diz Andressa Lamana, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Saúde, Segurança, Meio Am biente e Sustentabilidade da CBA.





 

R$ 158,6 bilhões

 

foi o faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2021, alta de 32% sobre 2020. Com a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), conforme decisão do governo federal, a Zona Franca de Manaus se torna menos competitiva e deverá perder receitas

 

Qualicorp amplia lideranças femininas


A empresa de planos de saúde Qualicorp aumentou a presença feminina em seus quadros. O número de mulheres em cargos de liderança (de gerente para cima) cresceu de 45% para 51% entre 2020 e 2021. Atualmente, elas representam 68% dos 2,8 mil colaboradores. O corpo diretivo é composto pelo CEO Bruno Blatt e cinco profissionais, sendo duas mulheres: Flávia Pontes, diretora de Pessoas, Cultura, Processos e Projetos, e Ana Paula Carracedo, diretora de Compliance, Auditoria, Riscos e Segurança da Informação.

 

As vendas nos shopping centers cresceram 10% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press 7/8/21)
 

 

Vendas em shoppings iniciam 2022 com alta de 10%

 

As vendas nos shoppings (foto) brasileiros subiram 10% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce). O fluxo de visitantes também aumentou. Segundo o estudo,  o número de frequentadores cresceu 22,3% em comparação com janeiro de 2021. Glauco Humai, presidente da Abrasce, acredita que a retomada ganhará fôlego nos próximos meses. “Estimamos alcançar um crescimento nas vendas de 13,8% em 2022”, projeta.

 

 

 

 

Rapidinhas 

 

Politicas de inovação na indústria serão discutidas em encontro promovido pela CNI e o Sebrae em São Paulo (foto: Leo Lira/Divulgação FCA 1/6/20)