O comércio eletrônico é mesmo um caminho sem volta. Segundo levantamento realizado pela empresa de cartões Mastercard, as transações saltaram 87% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2019.
Nos últimos três meses, o avanço médio foi de 84,5% – um recorde. “O comportamento do consumidor mudou”, diz Cesar Fukushima, diretor da Mastercard no Brasil. Agora, o comércio on-line faz parte do dia a dia do cliente.”
Apesar do crescimento das vendas digitais em praticamente todos os ramos de atividade, ainda há um desafio colocado diante das empresas: as vendas de produtos perecíveis.
Os supermercados têm apresentando resultados consistentes, mas, em geral, eles são gerados por itens que não estragam.
Ainda parece distante o dia em que será possível comprar virtualmente frutas ou legumes e receber, poucas horas depois, no endereço indicado. Esta é a nova frente que será atacada pelas líderes do e-commerce.
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A semana de quatro dias da Unilever vigora na Nova ZelândiaCobertura 5G atenderá 3,5 bilhões de usuários no planeta até 2026Explosão do mercado de segunda mão atrai atenção das grandes lojasApesar do crescimento das vendas digitais em praticamente todos os ramos de atividade, ainda há um desafio colocado diante das empresas: as vendas de produtos perecíveis.
Os supermercados têm apresentando resultados consistentes, mas, em geral, eles são gerados por itens que não estragam.
Ainda parece distante o dia em que será possível comprar virtualmente frutas ou legumes e receber, poucas horas depois, no endereço indicado. Esta é a nova frente que será atacada pelas líderes do e-commerce.
E-commerce 2: vendas crescem, e problemas também
O crescimento do comércio eletrônico é um dos marcos de 2020, mas o avanço desenfreado trouxe problemas. Segundo o estudo Webshoppers, realizado pela plataforma Ebitnielsen|, o consumidor tem esperado, em média, 12 dias para receber o produto. Em 2019, eram dez dias. As regiões Norte e Nordeste, que enfrentam gargalos de logística, têm os prazos mais longos. Estima-se que, até o final de 2021, as transações pelo e-commerce respondam por 15% das vendas totais do varejo. O índice atual é de 12%.
Copa Airlines volta a Belo Horizonte
A companhia aérea panamenha Copa Airlines voltará a operar em Belo Horizonte a partir de domingo, 6 de dezembro. Inicialmente, serão três frequências semanais do Aeroporto Internacional de Confins para o Aeroporto Internacional de Tocumen, nos arredores da cidade do Panamá. A capital mineira será a quarta a receber voos da empresa após o reinício das atividades no Brasil. O otimismo do setor aéreo está em alta. Espera-se que, até o final do mês, 80% dos voos sejam retomados.
Brasileiros não poupam para a aposentadoria
A gestora de recursos Schroders realizou um estudo sobre as finanças dos brasileiros. De acordo com o levantamento, um terço dos pesquisados acredita que não terá renda suficiente para bancar seu padrão de vida durante a pandemia. O resultado preocupa e mostra como a maioria das pessoas – mesmo aquelas com bom nível de renda – têm dificuldade para poupar. Pensar no amanhã é indispensável. Sem um projeto financeiro adequado, o futuro tende a ser mais nebuloso.
Rapidinhas
- A primeira unidade da rede de conveniência mexicana Oxxo foi inaugurada em Campinas (SP). Fruto de parceria entre a brasileira Raízen e a mexicana Femsa, a Oxxo tem planos ambiciosos para o país, com a previsão de inaugurar outras cinco unidades até dezembro, todas em Campinas. A Raízen opera atualmente lojas de conveniência na rede de postos Shell.
- O ano foi difícil para as lojas físicas, mas o surpreendente é que, em alguns casos, o cenário já foi pior. Em 2020, 8,3 mil estabelecimentos fecharam as portas no varejo americano, sendo que boa parte deles não resistiu à crise do coronavírus. Apesar do número elevado, o recorde foi registrado em 2019, quando 9,3 mil lojas sumiram do mapa.
- A Tim aprovou o home office definitivo para 2 mil funcionários. Duas razões foram determinantes: o comprovado aumento da produtividade do trabalho remoto e a redução de custos. Segundo uma pesquisa interna, 98% dos colaboradores da empresa gostariam de trabalhar em casa pelo menos uma vez por semana.
- A General Motors vai lançar um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) em sua unidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A ideia é cortar aproximadamente 500 vagas. Desta vez, o PDV é destinado para profissionais com problemas de saúde ou que tenham capacidade laboral reduzida.
13,5%
foi quanto cresceram vendas de imóveis em setembro na comparação com o mesmo mês de 2019, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Foi o melhor resultado desde maio de 2014