Empresários chineses desembarcaram no Brasil nos últimos dias para participar do encontro dos Brics, que será realizado amanhã e quinta-feira, em Brasília. Muitos deles passaram antes por São Paulo para se encontrar com representantes de associações comerciais. “O Brasil tem muito potencial, mas estou assustado com a instabilidade política na América do Sul”, diz o diretor de uma gigante chinesa da área de tecnologia, que pediu para não ser identificado. “Tem tanta confusão que até parece o Oriente Médio.” O executivo chinês afirma que seu país se surpreendeu com a onda de protestos no Chile, durante muito tempo considerado uma ilha de tranquilidade no continente, e com a queda do presidente da Bolívia, Evo Morales (foto). Quanto ao Brasil, ele aposta em um cenário de crescimento do PIB puxado por investimentos em infraestrutura. “Quando vocês arrumarem a casa, vamos trazer muito dinheiro para cá”.
RAPIDINHAS
A internet é principal diversão da geração Z, formada por pessoas nascidas nos anos 1990 e 2000. É isso o que mostra um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo o levantamento, 54% dos jovens usam a internet como fonte maior de lazer.
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A Bio Mundo, rede de lojas especializada em produtos saudáveis, vai acelerar sua expansão. Em três anos de vida, a rede ultrapassou o número de 90 unidades abertas e alcançou o segundo lugar no setor de alimentos e produtos saudáveis, atrás da Mundo Verde. A partir de 2020, a marca planeja abrir 60 unidades por ano.
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A edtech (startup voltada ao mercado da educação) Blox conquistou o primeiro lugar no evento EdTech Venture Day, realizado em São Paulo e organizado pela universidade espanhola IE, pela FGV-EAESP e pelo Google. Com isso, a empresa se credenciou para apresentar seu projeto a investidores europeus qualificados.
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O Blox é um sistema educacional voltado a escolas secundárias, faculdades e universidades corporativas, que usa os games como instrumento de ensino. “Queremos trazer à educação formal a mesma agilidade que encontramos no Vale do Silício”, diz Bruno Berchielli, fundador da Blox.
70 mil drones estão cadastrados na Agência Nacional de Aviação Civil. Com o uso crescente das aeronaves, a Anac quer rediscutir a legislação atual, considerada muito aberta para tratar de diferentes tipos de aparelhos
"Já tivemos ditadores ruins, ditadores horríveis, Collor confiscando a poupança, FHC, cujo primeiro mandato foi bom, mas o segundo foi péssimo, Dilma, que provou que este país aguenta tudo. E, mesmo assim, as empresas não deixaram de expandir seus lucros e a bolsa não deixou de se valorizar. Presidentes não interferem em nada nos ciclos de mercado”
.Henrique Bredda, sócio da firma de investimentos Alaska
Liberal, mas nem tanto
As propostas de maior abertura comercial no Brasil e acordos de livre-comércio preocupam o setor siderúrgico. Segundo o presidente da Usiminas, Sergio Leite, a equipe econômica deve trabalhar para que abertura não seja prejudicial às empresas. “O mercado brasileiro de aço defende o liberalismo econômico, mas não podemos ser liberais num mundo protecionista”, diz. “Precisamos agir em consonância com essa realidade e reduzir ou até mesmo eliminar as assimetrias de competitividade.”
Xiaomi aposta no avanço do 5G
Em suas palestras, Lei Jun, o fundador da fabricante chinesa de celulares Xiaomi, usa uma máxima para definir o potencial de seu país: “O futuro pertence à China”, diz ele. Na tecnologia 5G, ele está coberto de razão. Jun afirmou que sua empresa lançará em 2020 10 smartphones com o novo padrão de conexão. Enquanto no Brasil o leilão do 5G é um enrosco sem fim, no mundo a tecnologia avança. Projeções da consultoria IDC mostram que no ano que vem o 5G estará presente em 9% dos celulares.
A estratégia japonesa do Carrefour
As redes de supermercados Carrefour e Hirota Food anunciaram parceria para oferecer um serviço inédito: pratos de culinária oriental. A iniciativa permite ao Carrefour ampliar o portfólio de produtos, enquanto o Grupo Hirota ganha visibilidade para suas marcas. O setor de alimentação é uma das prioridades do Hirota, que está investindo US$ 10 milhões em uma nova fábrica e em um centro de distribuição em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.