Jornal Estado de Minas

mercado s/a

Desafio do governo é reduzir drasticamente o desemprego

- Foto: Divulgação
Por mais que as reformas tenham andado, a verdade é que o maior desafio do novo governo está longe de ser superado: reduzir drasticamente o desemprego. Os dados do Caged divulgados na semana passada informam que o país criou 461 mil vagas entre janeiro e julho, número modesto diante dos 12,8 milhões de pessoas que estão sem trabalhar. É consenso entre economistas, empresários e representantes do governo que a retomada deverá ganhar algum fôlego a partir do último trimestre do ano, mas que virá com força maior apenas em 2020. O problema é que os desempregados têm pressa. Se os níveis de emprego demorarem para melhorar, a confiança no governo irá diminuir. Por enquanto, a turma do ministro Paulo Guedes – que inegavelmente tem boas ideias para clarear o ambiente de negócios do país – conta com o apoio irrestrito de empresários, do mercado financeiro e de boa parte da população. A questão é saber quanto tempo isso irá durar se os níveis de emprego não deixarem a letargia.
 
- Foto: Reprodução 

A esfiha digital do Habib’s


A rede de fast food Habib's vai investir em nova estratégia digital. Batizada de Habib´s Fast, a ideia é melhorar, com um aplicativo mais ágil, a experiência dos consumidores nos pedidos para viagem e no drive-thru.
Depois de fazer a compra no app, o cliente retira a refeição lojas, sem taxas. Outra iniciativa é a criação de pistas de entrada de carros exclusivas para a retirada de pedidos encomendados digitalmente. Os canais drive-thru e delivery respondem por 46% das receitas do Habib's. 
 

 

Google veta debates políticos no ambiente de trabalho


Em tempos de polarização na sociedade e censura a opiniões divergentes, chama a atenção uma nova diretriz do Google que estabelece normas de conduta para os funcionários. Segundo o documento que acaba de ser divulgado, debates políticos estão vetados no ambiente de trabalho. “Compartilhar ideias com colegas ajuda a criar uma comunidade, mas interromper o trabalho para um debate caloroso sobre política não”, diz o documento. As regras valem para todos os funcionários do Google.
 
 

 

 

 

Sinal verde para a Azul


A Azul é a primeira companhia aérea brasileira a receber a certificação TSA Pre-Check do órgão americano Transportation Security. O TSA é um sistema prévio de inspeção que permite a passageiros considerados de baixo risco à segurança dos voos passar por inspeções menos rigorosas.
Com a certificação, os viajantes não precisam retirar sapatos, nem laptops e líquidos das bagagens de mão. De acordo com a Azul, 94% dos passageiros TSA Pre-Check esperam menos de 5 minutos nas filas de inspeção.
 

Rapidinhas 

 
- A argentina Estilea, empresa de tecnologia voltada ao setor da beleza, desembarca no Brasil como um aplicativo (disponível para Android e iOS) que trabalha com informações detalhadas de produtos, sugestões de especialistas, novidades e tendências do setor. A companhia faz sucesso no país vizinho, apesar das dificuldades impostas pela instabilidade 
política e econômica.

- O acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China vai criar oportunidades de negócios para o Brasil na área de soja. É o que diz Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos. Não custa lembrar: a safra 2019-2020 deve consolidar o país como maior produtor mundial do grão.

- Em poucas áreas de negócios o Brasil tem tanto a ensinar ao mundo quanto na produção de soja, que gera US$ 40,9 bilhões anuais em exportações e lidera a pauta de produtos que o país vende ao exterior. Graças à tecnologia, a produtividade brasileira cresceu 200% nos últimos 50 anos.

- Proibidos desde os anos 2000, os bingos reapareceram nas grandes cidades brasileiras. Os organizadores afirmam que estão amparados em uma lei de 2014, que permite a realização de bingos beneficentes e temporários. O problema é que a maioria deles não é nada disso.
Na Câmara, tramitam dois projetos para regularizá-los. 
 
 
 
.