(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VAI COMEÇAR A FOLIA!

Carnaval de BH começa neste sábado (4/2); confira a programação

Folia terá início neste sábado com 30 desfiles de blocos no pré-carnaval oficial da cidade


03/02/2023 18:26 - atualizado 03/02/2023 19:27

Pessoas tocando instrumentos musicais
Neste ano, o período oficial da festa é de 4 a 26 de fevereiro (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O período oficial de carnaval em Belo Horizonte começa neste sábado (4/2). Cerca de 5 milhões de pessoas são esperadas para curtir a folia ao longo do mês, que promete muita diversão com mais 100 desfiles de blocos de rua, só no período de pré- carnaval. 

Logo no primeiro dia, são 17 opções para os foliões curtirem. A festa começa cedo, às 8h30, com o primeiro bloco a desfilar, o "Cómo Te Lhama?", que traz o ritmo latino para as ruas. Em seguida, às 9h, o "Andacunfé" faz o cortejo em homenagem a Gilberto Gil e pela defesa das florestas brasileiras. Até o fim da tarde, de hora em hora, haverá mais eventos programados. 

Neste ano, o período oficial da festa é de 4 a 26 de fevereiro, e as expectativas estão altas em toda a cidade. O setor de hotéis espera lotação máxima durante o fim de semana de carnaval e às vésperas, já com mais de 60% de ocupação das reservas. 

Devido à alta procura, a previsão de gastos também é grande. Segundo o presidente do SindiHBaRes, Paulo Cesar Marcondes Pedrosa, a média deve incluir passagens, hospedagens, alimentação e transporte. Por causa disso, curtir o carnaval em BH vai custar cerca de R$ 1.000 por dia para os turistas.
De acordo com a Prefeitura de BH, 30 órgãos públicos trabalham em conjunto para realizar a festa deste ano. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) vai monitorar o evento em tempo real, e a BHTrans já começa, neste fim de semana, a operação de trânsito e transporte nos locais dos desfiles dos blocos do pré-carnaval. 

As interdições de trânsito das áreas reservadas para desfile serão disponibilizadas no Waze e no Google Maps, além do perfil no twitter BHTrans.

Confira todos os desfiles de blocos deste sábado (4/2)

Cómo Te Lhama?
Rua Belém, 477, Belém
8h30

Andacunfé
Rua Maestro Dele Andrade, 859, Santa Efigênia
9h00

Axé de Lá 90
Avenida General Olímpio Mourão Filho, 640, Itapoã
10h00

Então Planta!
Rua Mármore, 450, Santa Tereza
10h00

Queimando o Filme
Rua Cabrobo, 271, Sagrada Família
10h30

Trema Na Linguiça
Rua Benvinda de Carvalho, 277, Santo Antônio
11h 

Bloco Álibe
Praça Cristo Redentor, 194, Milionários
11h30
 
Cefet Com Banana
Avenida Brasil, 1193, Funcionários
12h

Samba Cana
Avenida Silva Lobo, 1744, Nova Granada
13h

Bloco Zn (São Bernardo)
Rua Henrique Tann, 474, São Bernardo
13h

Sagrada Profana
Rua Mucuri, 356, Floresta
13h

Mais Feliz que Pinto no Lixo
Avenida Clara Nunes, 150, Renascença
14h

Bloco da Capoeira BH
Praça Comendador Negrão de Lima, 60, Floresta
14h

Demorô
Avenida Magenta, 1007, Vitória
14h

Bloco do Mo Fio
Rua Guaira, 351, Caiçaras
15h

Bloco Mexiana
Rua Indianópolis, 992, Renascença
15h

Bloco Tamborins Tantãs
Avenida Augusto de Lima, 785, Centro
16h30
 

Mapa dos blocos de BH

Baixe o mapa dos blocos de carnaval de BH para acompanhar as centenas de desfiles grátis nas ruas da capital mineira. O mapa interativo dos blocos é atualizado diariamente com o roteiro e agenda dos desfiles dos blocos.

Quando começa o carnaval 2023?

Os quatro dias tradicionais de carnaval no Brasil este ano começam na sexta-feira (17/2) e vão até terça-feira (21/2), sem contar a quarta-feira de Cinzas (22/2), que em algumas cidades tem ao menos metade do dia incluído como feriado. Bloquinhos, no entanto, já começaram os pré-carnavais e ensaios abertos ao público e alguns geralmente ultrapassam esse período.

Carnaval é feriado?

Não, de acordo com a Lei 9.093/1995, que trata dos feriados oficiais, são reconhecidos como feriados aqueles declarados em leis estaduais ou federal. Em todo o Brasil, somente o estado do Rio de Janeiro considera o período de carnaval um feriado, e nem todo município ou estado considera a data como feriado. Em outros lugares o carnaval é um ponto facultativo.

O CarnaUai

Neste carnaval histórico, o primeiro após dois anos de suspensão devido à pandemia de COVID-19, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte. Acompanhe a cobertura completa do carnaval de BH na página do Carnauai.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)