(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

COVID-19: Zema anuncia nova versão do plano Minas Consciente nesta quarta

Reformulação do programa, que tem como objetivo nortear municípios na reabertura da economia, acontece depois de consulta pública aberta pelo governo de Minas


29/07/2020 11:53 - atualizado 29/07/2020 12:02

Zema fará uma transmissão ao vivo para anunciar novo Minas Consciente(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Zema fará uma transmissão ao vivo para anunciar novo Minas Consciente (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Às 16h30 desta quarta-feira, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fará uma transmissão ao vivo pelas redes sociais para anunciar novidades no plano Minas Consciente, criado para nortear municípios na reabertura da economia. A reformulação acontece depois de o estado receber centenas de sugestões de diferentes setores da sociedade mineira por meio de uma consulta pública, que terminou semana passada.

A previsibilidade deve ser uma das novidades no novo Minas Consciente. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), João Pinho, em entrevista coletiva na semana passada, o governo planeja incluir museus e cinemas nas ondas, que não contaram com os segmentos na primeira versão do programa, uma vez que as atividades concentram um alto número de pessoas.

"Uma das questões que está em análise é exatamente sobre algumas atividades que foram excluídas no primeiro momento. Quando lançamos o plano, estabelecemos quatro ondas, que agrupavam algumas atividades econômicas conforme o risco e o impacto econômico, e eventos de qualquer porte, atividades de turismo, como museus, e cinemas foram excluídos dessas ondas, porque o governo entendeu que eram atividades com risco muito grande. Nesse processo de revisão, estamos avaliando como dar mais previsibilidade a esses setores para que eles possam se programar", disse.

Atualmente, 291 municípios já aderiram ao Minas Consciente abrangendo 6.855.509 pessoas. Ao todo, o estado tem 21.168.791 habitantes, de acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O governo não trabalha com uma ‘meta’ de municípios, uma vez que o Ministério Público solicitou ao Tribunal de Justiça que as localidades que optarem pela abertura das atividades econômicas devem aderir ao plano, previsto na Deliberação n.º 39, do Comitê Extraordinário COVID-19. Caso decidam pela não adesão, os prefeitos devem seguir a Deliberação n.º 17, com regras mais rígidas.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)