Estilo de Vida

Saiba evitar a ressaca após beber nas festas


Flipar
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Os efeitos no organismo variam de pessoa para pessoa e, por isso, sempre é bom saber o próprio limite, para evitar mal-estar e também para não perturbar os outros. Afinal, além dos problemas logo após o consumo, a ressaca pode te derrubar no dia seguinte.

- Engin_Akyurt pixabay

Confira então as peculiaridades de cinco bebidas comuns em festas. Drinks podem conter ingredientes variados que não só fazem a diferença na velocidade de absorção do álcool como influem na maneira como a pessoa acorda no dia seguinte. E veja alimentos que ajudam na recuperação.

- pickpik.com creative commons

1- Vodca: feita de grãos fermentados, é purificada e fermentada repetidas vezes, até que fique o mais clara possível

Freepik

Como não contém carboidratos ou açúcares, só possui as calorias advindas do etanol . Apesar do alto conteúdo alcoólico – cerca de 40% -, é a que tem menos chance de provocar ressaca

Cemil Degirmenci wikimedia commons

2- Uísque: destilado de grãos fermentados, como o trigo ou a cevada, e envelhecido em tonéis de madeira

Freepik

É uma bebida que causa muita ressaca por ter muitas substâncias formadas durante o processo de envelhecimento nos tonéis de carvalho. Para reduzir a absorção da bebida pelo corpo, é necessário tomá-la bastante diluída ou com um ingrediente calórico.

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

3- Vinho branco: feito a partir da fermentação de suco de uva

Imagem Free de Jan Kuss por Pixabay

Contém sulfitos (sais de ácido sulfuroso formados peloe contato de dióxido de enxofre com soluções alcalinas). Essa substância impede que o vinho fique escuro. Esses compostos são os que provavelmente causam a chamada ressaca de vinho branco

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

O espumante, tão comum nas celebrações, é uma espécie de vinho branco, mas apenas o produto original da região de Champagne, no nordeste da França, pode ser chamado de champanhe. Esse direito é garantido pela patente da marca.

Imagem de congerdesign por Pixabay

4- Vinho tinto: diferentemente do branco, é feito a partir da fermentação do suco da uva junto com a casca e as sementes

Pixabay

A ressaca é pior que a da cerveja e a do vinho branco porque o vinho tinto, além do etanol, contém metanol. O fígado processa o etanol primeiro e o metanol por último. Por isso, o mal estar no dia seguinte ainda é forte

freepik wavebreakmedia_micro

5- Cerveja: é a mais calórica e normalmente ainda vem acompanhada de alguns petiscos. Ainda assim, é a menos maléfica para o corpo, já que contém o menor teor de álcool: entre 3% e 6%

Freepik

Mas a cerveja tem elevado teor de compostos chamados purinas, que aumentam os níveis de ácido úrico no sangue. Portanto, pessoas propensas a certas doenças que se agravam com o ácido úrico, como gota, devem evitar.

Pixabay

Agora veja alguns alimentos cujos nutrientes ajudam a reduzir o tempo de ação do álcool e, com isso, contribuem para atenuar a ressaca. Também surtem efeito para aumentar a disposição. O levantamento é da emissora CNN.

Andrea Ledesma Ramos - Flickr

Limão: Fruta cítrica, rica em vitamina C, pode ser consumida em suco ou sobre algum aperitivo.

Youtube/Quero Mais Receitas

Água de coco: Fonte de eletrólitos e fonte de magnésio, essa bebida natural ajuda a equilibrar o organismo.

Markus Winkler/Unshplash

Gengibre: Tem função anti-inflamatória e auxiliar na prevenção de náuseas e vômitos. Pode ser acrescentado em pequenos pedaços nos alimentos, mascado puro ou colocado em chás ou sucos.

Pixabay

Banana e abacate: Ambas as frutas são ricas em potássio e antioxidantes. Combatem o cansaço após uma noite de comemoração.

Divulgação

Verduras verdes escuras (rúcula, couve, espinafre) - Ajudam na desintoxicação do fígado. Podem ser consumidas na refeição ou colocadas em sucos.

Rachael Gorjestani/Unsplash

Boldo, hortelã e chá verde: As três ervas têm propripriedades para limpar o estômago e o fígado, aliviando a sensação de mal-estar.

Recitadavovo.com.br Diurético, Anti-Inflamatório, Gases, Calmante,

Ovo e tomate: Colocando os dois numa refeição com salada, por exemplo, o benefício será grande, pois ambos têm antioxidantes e ajudam a eliminar toxinas.

Jasmin Schreiber Unsplash

Veja Mais