Animais

Conheça as ‘vaquitas’, animal raríssimo que corre risco de sumir


Flipar
Divulgação/WWF

A Comissão Baleeira Internacional (CBI) emitiu um alerta de extinção, sendo o primeiro em seus 70 anos de existência.

Paula Olson - wikimédia Commons

Acredita-se que apenas 10 vaquitas ainda existam no nosso planeta, e elas vivem no Golfo da Califórnia, próximo à costa oeste do México e dos Estados Unidos.

Divulgação Sociedade de Conservação Sea Shepherd

A vaquita é um animal solitário que se alimenta principalmente de peixes pequenos, como sardinhas e anchovas.

Divulgação Tom Jefferson/WWF

Com uma população tão pequena, é crucial compreender as razões por trás do declínio desses bichinhos e conhecer os esforços em andamento para tentar salvá-las.

Reprodução de vídeo ABC News

Já houve uma época, mais precisamente no começo de 2017, que a população das vaquitas era de aproximadamente 30.

Divulgação Sea Shepherd Conservation Society

A principal razão desse declínio – de 30 para 10 – é a pesca ilegal de totoabas (uma espécie de peixe ameaçada) utilizando redes de emalhar.

Youtube Canal ahcravo gorim

Também chamado de totuava, o totoaba é alvo constante dos pescadores por causa de sua bexiga natatória, que tem uma alta demanda na culinária e medicina chinesas, sendo vendida a preços muito altos.

Ben Cantrell, San Diego, CA/ Mexican Fish/Creative Commons

O que acontece é que, essas redes de pesca, feitas para pegar totoabas, acabam pegando vaquitas por engano.

Divulgação/ Greenpeace

A perda de habitat é outra ameaça às vaquitas, pois o Golfo da Califórnia está se tornando mais poluído e as águas estão ficando mais rasas.

Comisión Mexicana de Filmaciones - Wikimédia Commons

Vaquitas são criaturas pequenas, com tamanho entre 1,2 e 1,5 metros, e já estavam correndo perigo antes mesmo da pesca ilegal dos totoabas. Por isso, é crucial tomar medidas rápidas para impedir que as vaquitas desapareçam completamente.

Flip Nicklin/Minden Pictures / WWF

Diferentes organizações e governos tentaram várias vezes evitar que as vaquitas fossem extintas de vez.

- Reprodução/TWITTER/THEGAMINGHYENA

Um exemplo é a colaboração entre o governo do México e a Fundação Leonardo DiCaprio, que prometem proteger o ambiente local com o intuito de proteger as vaquitas.

Facebook Leonardo DiCaprio

Uma estratégia utilizada incluiu a utilização de golfinhos treinados pela marinha do México para encontrar vaquitas e levá-las para áreas protegidas, onde programas de reprodução em cativeiro seriam realizados.

Divulgação Sea Shepherd Conservation Society

Contudo, essa ação foi suspensa após a morte de uma das fêmeas capturadas, o que só reforçou as dificuldades e complicações na preservação desses animais.

Reprodução de vídeo ABC News

Hoje em dia, a marinha mexicana já conta um plano urgente chamado 'zona de tolerância zero', no qual foram postos 193 blocos de concreto ao longo da costa para evitar o uso de redes de pesca.

divulgação Fazendas Oceânicas da Terra

Em princípio, essa ação conseguiu diminuir a atividade em 90% na região, mas há preocupações de que isso possa apenas transferir o problema para fora dessa zona, colocando as vaquitas em risco quando saem da área protegida.

Reprodução de vídeo ABC News

Assim como as vaquitas, existem outras espécies em risco que também merecem atenção.

Reprodução de vídeo ABC News

Uma delas é o lobo-vermelho, também chamado de lobo-de-marsupiais, que é natural da Austrália.

Dylan Mullins Unsplash

Com menos de 30 indivíduos estimados vivendo em seu habitat, o lobo-vermelho tornou-se uma das espécies de mamíferos mais raras do planeta.

Darren Welsh Unsplash

A maior ameaça para esses animais é a perda do lugar onde vivem e serem caçados por espécies que não são nativas do local.

Margot Noyelle Unsplash

O caso das vaquitas é só mais um que mostra como é vital cuidar da vida nos oceanos e como é essencial a cooperação entre países para evitar que espécies ameaçadas desapareçam.

IDR-Paraná

Além disso, as vaquitas são um exemplo claro de como as ações humanas podem causar grandes danos à natureza e ao ecossistema.

Reprodução de vídeo SEA SHEPHERD CONSERVATION SOCIETY

Veja Mais