Gastronomia

Ranking dos melhores requeijões vendidos no Brasil


Flipar
Reprodução do site Estadão

Esse delicioso e cremoso produto lácteo é apreciado em muitas partes do mundo e tornou-se um ingrediente fundamental em diversas cozinhas.

Tom B Domínio público

Os ingredientes básicos do requeijão são leite, coagulante (como ácido láctico), sal e, por vezes, outros aditivos para dar sabor. A qualidade do leite é crucial, pois influencia diretamente na textura e no sabor do requeijão.

Freepik

Na fabricação, o leite é aquecido e, em seguida, adiciona-se o coagulante. Isso faz com que as proteínas do leite formem uma massa que é processada para separar o soro e formar o creme de textura agradável.

Kamran Aydinov por Freepik

Nas gôndolas dos supermercados, há opções variadas. Não apenas o requeijão cremoso, mas tambem queijo processado sabor requeijão e mistura de requeijão com amido, que torna o preço mais baixo, mas perde em qualidade.

Freepik

O produto também está disponível em versões light ou com adição de sabores como ervas, outros queijos e temperos como alho ou pimenta.

Freepik

A pesquisa do Estadão se concentrou nos requeijões originais para uma avaliação de aspectos que conferem a qualidade ao produto.

boyarkinamarina por Freepik

Foram avaliadas as 12 marcas mais populares nos mercados brasileiros. Os jurados analisaram a suavidade do sabor, a cremosidade da textura e a apresentação do alimento.

Imagem Free de Squirrel_photos por Pixabay

Vigor- Os avaliadores perceberam que a consistência do item é parecida com a de uma maionese sólida. O requeijão apresenta um sabor leve e que remete ao creme de leite, com o teor de sal equilibrado.

Divulgação

Qualitá- Segundo os jurados da coluna, foi identificado um certo amargor, no produto de textura boa e bom aspecto visual.

Divulgação

Tirolez- O requeijão possui uma consistência mais sólida do que cremosa, parecida com a textura da maionese. O gosto é suave, podendo ter uma maior semelhança com o creme de leite, e o nível de sal está adequado.

Divulgação

President- A maioria dos jurados notou uma textura mais granulada no item de gosto suave, algo entre o iogurte e o creme de leite fresco. Além disso, observaram uma certa acidez e uma quantidade um pouco elevada de sal no requeijão.

Divulgação

Nestlé- Os avaliadores levaram a consistência em conta e disseram que estava mais firme, tipo maionese, bem diferente da cremosidade que esperavam de um requeijão. O sabor foi considerado bom, mesmo com uma leve lembrança de gordura da margarina; o cheiro é suave e o gosto é doce.

Divulgação

Itambé- Um item de paladar suave, uma consistência agradável para alguns, porém um tanto densa para outros, e sem presença de cheiro. A maioria dos jurados mencionou uma persistência desagradável no retrogosto, um pouco adstringente, gerando uma sensação de secura na boca.

Divulgação

Danúbio- Os jurados descreveram a textura do produto como firme, um tanto gelatinosa e semelhante à maionese. Também notaram um aroma agradável, lembrando leite em pó, com leve doçura, e o sabor final apresentava resquícios de óleo vegetal.

Divulgação

Danone- Os jurados concordaram unanimemente que o produto estava muito líquido, com quase nenhum aroma. O sabor era excessivamente suave, deixando um retrogosto amidoso e uma sensação arenosa na língua.

Divulgação

Catupiry- No aspecto visual, o produto recebeu uma avaliação positiva dos jurados. Alguns mencionaram que o gosto era muito suave e a textura um pouco mais fluida do que o ideal.

Divulgação

Poços de Caldas- O terceiro colocado no ranking da coluna do 'Estadão' recebeu elogios pelos aspectos visuais, textura perfeita, coloração levemente amarelada, ponto adequado de sal, e foi considerado muito saboroso e levemente amanteigado pelos jurados.

Divulgação

Aviação- O segundo colocado na 'Paladar' foi elogiado pela textura semelhante à do requeijão artesanal, sabor agradável, aroma defumado e equilíbrio entre acidez e sal. No entanto, alguns jurados apontaram que o produto estava um pouco mais salgado em comparação com os outros.

Divulgação

Crioulo- O campeão do teste recebeu elogios pela textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e excelente equilíbrio de sal, sendo o único a receber notas 9 em uma escala de 0 a 10.

Divulgação

Veja Mais