x
LUTO

Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros, morre aos 90 anos

Ex-prefeito estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro do ano passado

Publicidade
Carregando...

O ex-prefeito de Montes Claros e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Humberto Souto (sem partido), morreu na manhã desta terça-feira (4/2), aos 90 anos, em Brasília (DF). Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, para onde foi transferido no último dia 10 de janeiro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro do ano passado.

 

Souto foi hospitalizado inicialmente na Santa Casa de Montes Claros, onde permaneceu por quase 20 dias antes da transferência para a capital federal. O AVC ocorreu a nove dias do fim de seu segundo mandato à frente da prefeitura da maior cidade do Norte de Minas. Ele deixa a companheira, quatro filhos e netos.

A causa da morte de Humberto Souto foi infecção e complicações em decorrência do AVC. 

Em nota, o TCU lamentou a morte do ex-prefeito e informou que o velório de Humberto será realizado a partir das 14h desta quarta-feira (5/2), no Salão Nobre da sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília.

  

Com mais de seis décadas de vida pública, Humberto Souto exerceu sete mandatos como deputado federal e ocupou os cargos de ministro e presidente do TCU. Além disso, foi vereador e deputado estadual.
 


Em nota, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ressaltou que Humberto Souto “dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado incomensurável para o Brasil, para Minas Gerais, para o Norte de Minas, e, especialmente, para Montes Claros, terra onde nasceu e que tanto amou”. O prefeito anunciou que irá decretar luto oficial por três dias no município.


“Humberto Souto cumpriu sua grande missão: cuidar de Montes Claros e de seu povo. E assim, ele construiu uma grande história com esta cidade, transformando e melhorando as vida das pessoas, com obras e ações que ficaram para sempre, deixando ensinamentos e um grande exemplo de seriedade e honradez”, destacou Guimarães.

Em nota, a Câmara Municipal de Montes Claros prestou solidariedade à família. "Neste momento de dor, a Câmara Municipal se solidariza com a família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse grande homem. Que a memória de Humberto Souto seja eternizada em nossos corações e em nossa cidade", escreveu o Legislativo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou a morte do ex-prefeito de Montes Claros e destacou que o político era um exemplo de "honestidade" e "eficiência". "Tive a oportunidade de conviver com Humberto Souto durante minha Gestão como governador. Objetivo, transparente, ético e competente, ele foi um exemplo de como a política pode caminhar junto com a honestidade e a eficiência. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu Zema, no X (antigo Twitter).

Em nota encaminhada à imprensa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) destacou que Humberto foi um gestor "proeminente". "Externo meus sentimentos aos familiares, aos amigos e aos admiradores de Humberto Souto", disse o parlamentar.

Em suas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), destacou o legado do político. "Dia de luto na política mineira. O amigo Humberto Souto deixa uma história de dedicação à vida pública, como deputado estadual, federal, ministro do TCU e prefeito da minha cidade, Montes Claros. Que Deus dê conforto aos familiares neste momento tão difícil", escreveu no X (antigo Twitter).

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) também lamentou a morte do ex-prefeito. Em nota, o parlamentar disse que o trabalho de Humberto foi marcado pela "defesa da população de nosso estado, sobretudo do Norte de Minas e de sua querida Montes Claros".

"E foi assim até o fim de seu mandato de prefeito ano passado, aos 90 anos. Um político de diálogo, incentivador dos desenvolvimento e, principalmente, atento às demandas de sua região. Em meu nome e de minha família, manifesto meus sentimentos aos familiares e amigos do prefeito, deputado federal por seis mandatos, ministro do TCU Humberto Souto", disse.

Tópicos relacionados:

minas-gerais montes-claros

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay