(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nobel de Física diz trabalhar para maior compreensão dos mecanismos de fusão


postado em 06/10/2015 13:16

Os trabalhos sobre o neutrino coroados na terça-feira com o Nobel de Física são um passo "para uma melhor compreensão das leis fundamentais que regem" o universo e os mecanismos da fusão, afirmou Arthur McDonald, um dos vencedores, junto com o japonês Takaaki Kajita.

"As ciências físicas podem ir mais além dos modelos tradicionais" e os trabalhos sobre o neutrino, partícula elemental da matéria, "têm um impacto significativo na compreensão da evolução do universo", explicou o cientista à rede pública CBC.

No aspecto prático, as pesquisas permitiram compreender as reações da fusão no nível do sol e validar cálculos dessas reações que "de alguma maneira nos ajudam a realizar a fusão na terra como fonte de energia", explicou McDonald.

Aos 72 anos, Arthur McDoland estimou que o anúncio de seu Nobel recompensou anos de trabalho. "Começamos em 1984 com 16 pessoas e trabalhamos assim durante muitos anos, com o apoio extraordinário do Canadá para fazer algo realmente pouco comum", conta o pesquisador.

McDonald, professor aposentado da universidade de Queen em Kingston (no estado de Ontario), "continua envolvido em trabalhos de pesquisa" na faculdade de Física e dirige desde 1989 o observatório do neutrino em Sudbury.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)