SIGA O EM

Usuários do Facebook agora podem criar a própria definição de 'gênero'

Rede social liberou opções personalizadas no campo de descrição pessoal; pronome de tratamento também pode ser definido entre feminino, masculino ou neutro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/03/2015 19:25 / atualizado em 02/03/2015 19:36

Bossuet Alvim /Portal Uai

Esta segunda-feira, 2, marca o fim da disputa travada por usuários do Facebook que não sentiam-se representados nas opções de gênero oferecidas pela rede social. Agora, o internauta tem liberdade para escrever o que achar mais adequado à própria identidade, sem precisar limitar-se às opções já estabelecidas, o que garante a essas pessoas "a chance de expressar quem elas são de uma maneira autêntica", segundo comunicado do site publicado na página Facebook Diversity (Facebook Diversidade).

 

Facebook/Reprodução
Para alterar as informações, basta acessar o próprio perfil, clicar no campo "sobre" e escolher a aba 'Informações básicas e de contato'. No campo 'gênero', escolher a opção 'personalizado' e escrever o que achar mais apropriado ou escolher dentre as 56 alternativas sugeridas pelo site.

 

No ano passado, o Facebook já havia ampliado as opções do campo "gênero" na criação e modificação de perfis, adicionando a 'homem' e 'mulher' mais de 50 outras identificações — como 'homem transexual', 'mulher transexual', 'genderqueer', 'transgênero' e 'assexual'. O tratamento que a rede social aplicará às postagens do usuário — "a foto dele", ou "o comentário dela", por exemplo — também pode ser escolhido entre feminino, masculino ou neutro, ainda que esta última opção não seja muito funcional em português por questões gramaticais.

"Você pode adicionar até dez termos de gênero", anuncia o Facebook, com a garantia de que estas informações tenham acesso limitado pelo usuário:"e pode controlar o público com quem gostaria de compartilhar sua informação de gênero", informa o texto no Facebook Diversity. Liberado em inglês no último dia 26, o recurso tornou-se agora acessível para todos os usuários da rede em português.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600