(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Charlie Hebdo: mais de 1.000 sites franceses hackeados desde atentado


postado em 15/01/2015 08:57

Mais de mil sites franceses foram hackeados desde o atentado de 7 de janeiro contra a revista satírica Charlie Hebdo por hackers que se dizem islamitas, e este movimento pode ter seu pico na quinta-feira, alertaram especialistas à AFP.

"Mais de mil sites foram afetados no total, mais ou menos fortemente. Esses sites são majoritariamente de pequeno porte", declarou nesta quarta-feira François Paget, especialista da McAfee.

A maioria dos ataques visaram sites de prefeituras, universidades, igrejas e empresas. Suas homepages foram vítimas de "desfiguração", uma tomada de controle que permite aos hackers de exibir qualquer mensagem de caráter ideológico.

"Não há outro Deus que Alá", "Death to France" (Morte à França) ou ainda "Death to Charlie" (Morte à Charlie): essas ações foram reivindicadas por "cyberjihadistas" originários do  Magrebe ou da Mauritânia.

"As reivindicações iniciais falam de um clímax em 15 de janeiro", indicou Gérôme Billois, especialista do Círculo Europeu da Segurança Informática e consultor da Solucom.

Difícil saber que credibilidade dar a esses anúncios postados por grupos de ativistas, ressaltam os especialistas: "não são, obviamente, suposições, mas poderíamos, por exemplo, assistir na quinta-feira a um ataque a sites mais visíveis, a ataques mais centralizados, ou a uma mudança de técnica", estima  Billois.

"Por enquanto, trata-se mais de +cybervandalismo+ do que ataques sofisticados de alto nível", indicou Paget.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)