SIGA O EM

WhatsApp adota criptografia para proteger mensagens em trânsito

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/11/2014 10:45 / atualizado em 19/11/2014 11:10

AFP /Agence France-Presse

REUTERS/Dado Ruvic
Uma ferramenta para proteger a privacidade, apoiada por Edward Snowden, evita que as mensagens de WhatsApp sejam espionadas, criptografando-as quando viajam pela internet, anunciaram nesta terça-feira empresas vinculadas ao setor.

A Open Whisper Systems anunciou uma aliança com o Facebook, proprietário do WhatsApp, com a finalidade de usar um protocolo de textos seguros (TextSecure) para codificar mensagens em trânsito e escondê-las de olhares indiscretos.

"O WhatsApp merece enormes elogios por dedicar um tempo considerável e um esforço a este projeto", indicou a empresa Open Whisper Systems em nota publicada em um blog.

"Embora estejamos ainda no começo desta implementação, achamos que isto já representa o maior desenvolvimento da comunicação criptografada (...) na história", acrescentou a nota.

O WhatsApp confirmou o anúncio à AFP, mas se recusou a fazer mais comentários.

O TextSecure é ativado automaticamente, já que, está incluído por default na versão mais recente do WhatsApp para celulares equipados com Android, onde são trocadas bilhões de mensagens diariamente, informou a Open Whisper.

O co-fundador do WhatsApp Brian Acton e a equipe de engenheiros do WhatsApp trabalharam nisto.

Ao fazer parte da conferência South By Southwest, no começo deste ano, a ex-funcionária da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) apoiou estas ferramentas para criptografar criadas pela Open Whisper.

Snowden se conectou à conferência pela internet da Rússia, onde se refugiou depois de vazar informações sobre a vigilância na internet em nível mundial por parte da NSA.

Em outubro, o Facebook completou a compra por US$ 22 bilhões do aplicativo para celulares WhatsApp, usada por 600 milhões de pessoas.
Tags: