(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Esqueleto de importante personagem encontrado em tumba grega de Anfípolis


postado em 12/11/2014 12:16

O maior túmulo da Antiguidade encontrado até agora na Grécia, em Anfípolis, contém o esqueleto da pessoa para a qual foi construído, revelaram as escavações de três meses no sítio, anunciou o ministério da Cultura.

"O morto era uma personagem poderosa, como sugere a construção deste túmulo único", construído na época de Alejandro Magno (356-323 a. JC.).

Desde agosto, à medida que avançavam as escavações sob o imenso túmulo de 500 metros de circunferência, foram achados imponentes esfinges, um chão de mosaico, dois capitéis com colunas esculpidas, duas cariátides de mais de dois metros de altura e um grande mosaico que representa o sequestro de Perséfone por Plutão.

São várias as hipóteses sobre a pessoa enterrada nesse local: poderia ser um dos companheiros e generais de Alexandre, ou de Roxana, sua esposa, ou de Olympias, a mãe do rei.

As possibilidades de que se trate da tumba de Alexandre são quase nulas, segundo os especialistas.

Quando morreu, aos 32 anos na Babilônia, seus restos foram levados para Alexandria, no Egito, apesar de até agora a arqueologia não ter confirmado este fato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)