(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

ESA autoriza lançamento do robô Philae sobre cometa


postado em 12/11/2014 08:17

Os diretores da missão da sonda europeia Rosetta deram a autorização definitiva nesta quarta-feira para o lançamento do pequeno robô Philae, que tentará pousar sobre um cometa, o que representaria um marco na história da exploração espacial.

"Temos a luz verde definitiva para lançar o robô sobre o cometa 'Chury'", anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha).

"Rumo à separação!", escreveu no Twitter a missão Rosetta.

A autorização definitiva foi anunciada após uma série de verificações realizadas desde a terça-feira à noite. O objetivo era, sobretudo, assegurar que a Rosetta estava na trajetória adequada para lançar corretamente o robô.

A separação entre a Rosetta e o Philae, um robô laboratório de quase 100 quilos, está prevista para as 8H35 GMT (6H35 de Brasília).

Mas a confirmação só deve ser notificada ao ESOC 28 minutos mais tarde, em consequência do tempo necessário de transmissão do sinal de rádio a partir da Rosetta, que está a 511 milhões de quilômetros da Terra.

Lançado a 20 km da superfície do cometa, o Philae terá uma queda livre de sete horas antes de pousar sobre o núcleo do cometa Churyiumov-Guerasimenko.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)