SIGA O EM

BH e Uberaba recebem encontro do Google para impulsionar ideias

Google promove semana de incentivo à inovação em todo o mundo para empreendedores e startups que buscam se diferenciar no mercado. E Minas está no roteiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/10/2014 00:12 / atualizado em 21/10/2014 12:41

Silas Scalioni /Estado de Minas

Google/divulgação

Empreendedores mineiros ligados à área de tecnologia e que carregam nos seus objetivos a inovação como caminho para o sucesso vão ter esta semana uma boa oportunidade de viver e compartilhar experiências muito significativas. Até sábado, o Google realiza em todo o mundo a Google for Entrepreneurs Week, encontro que reúne empresários e startups que querem fazer a diferença no mercado. Pela primeira vez o evento ocorre também no Brasil, em oito cidades, sendo duas delas mineiras: Belo Horizonte, na quinta-feira, e Uberaba, no sábado.

Em sua terceira edição, a Google for Entrepreneurs Week é vista como uma celebração anual do empreendedorismo. “Acreditamos que projetos inovadores têm potencial para prosperar e crescer se o sonho de seus criadores for grande. Afinal, o Google nasceu em uma garagem na Califórnia a partir das ideias de jovens que queriam organizar toda a informação do mundo e torná-la acessível”, diz José Papo, gerente de relações com desenvolvedores para o Google Brasil, que vai abrir o encontro e falar sobre caminhos que levam ao sucesso num mundo em que os smartphones se tornaram ferramenta central para diversas tarefas e a nuvem se mostra cada vez mais como um espaço a ser invadido e dominado pelas startups. “Em 2013, 4,8 mil empreendedores participaram da semana em eventos distribuídos por 45 cidades, em 31 países. Este ano, foram 6,2 mil inscrições só no Brasil, em apenas uma semana. Como não há como atender todo mundo, serão 820 empresários presentes nos oito encontros que faremos”, revela o gerente do Google, lembrando que, além de BH e Uberaba, a Google for Entrepreneurs Week ocorre em Brasília, Recife, Teresina, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

O grande objetivo do Google com a realização do evento no Brasil, segundo José Papo, é o fortalecimento do ecossistema de startups no país, ressaltando que este ano a empresa vai pôr lado a lado empresários, desenvolvedores, pesquisadores e googlers do mundo todo para discutir temas relacionados à tecnologia e ao empreendedorismo. “Será uma oportunidade única para empreendedores compartilharem suas experiências sobre os recursos e as ferramentas necessárias para construir e consolidar negócios que tenham impacto positivo na vida das pessoas”, afirma.

Ajuda mútua


Além da palestra de José Papo, o evento em Belo Horizonte vai ter apresentações do diretor de engenharia do Google para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto, e do principal executivo da Samba Tech, empresa mineira especializada em soluções para vídeos on-line, Gustavo Caetano. “Berthier tem muita história para contar, pois foi um dos fundadores da Akwan Information Technologies, empresa criada para prestar serviços de busca para usuários finais e empresas no Brasil, que em 2005 foi adquirida pelo Google. Caetano também carrega larga experiência em negócios inovadores. Sem medo de ousar, ele mudou os rumos da Samba Tech e fez da armazenagem e distribuição de vídeos o carro-chefe de um negócio milionário”, conta Papo.

O gerente do Google diz ainda que o modelo de encontro em Belo Horizonte se baseará na apresentação das palestras e depois de uma sessão interativa com os empreendedores presentes, onde dúvidas poderão ser tiradas. Em seguida, eles participam de um networking, que abre possibilidades para todos se conhecerem, trocar experiências e até viabilizar parcerias, uma vez que, por serem empresários locais, o contato direto fica facilitado. “Um empreendedor pode, por exemplo, estar precisando de um desenvolvedor de software para viabilizar uma boa ideia, que, por sua vez, pode estar necessitando de um profissional de marketing para ajudá-lo em alguns projetos. Essa rede de trabalho criada, que vai contar com várias especialidades, certamente poderá ajudar empreendedores a dar ainda mais asas aos seus negócios”, acredita.

Não é objetivo do Google, de acordo com José Papo, se aproveitar de alguma forma das boas ideias, de projetos ou de empreendimentos que possam advir desses eventos e, sim, incentivar a criação de verdadeiros ecossistemas regionais de startups e empresas. Minas, por exemplo, é para o Google uma região rica em inovação e com potencial para se destacar. “Não estamos de olho na ideia de ninguém, mas sabemos que quando elas surgem todo o mercado ganha. Um empreendedor que cria um app de grande sucesso para Android, de forma indireta está colaborando ainda mais para o fortalecimento do sistema operacional do Google no mercado. Os projetos inovadores são importantes para todos de uma forma geral, e não simplesmente para uma só pessoa ou empresa”, acrescenta. Os eventos em Belo Horizonte e Uberaba já têm todas as vagas preenchidas. Em cada um, vão participar cerca de 70 pessoas.

Jovens do Sebrae/Plug Minas terão oficinas


Na sexta-feira, alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) do Sebrae-MG no Plug Minas terão a oportunidade de participar de um workshop promovido pelo Google. A atividade vai reunir 50 alunos em duas oficinas, em que os participantes irão discutir sobre educação empreendedora e realizar dinâmicas de grupos. O NEJ tem como objetivo formar jovens na área de gestão de empresas, desenvolvendo suas capacidades empreendedoras e conhecimentos básicos de administração. Ao final do curso, com duração de um ano, o aluno recebe certificado de técnico em administração. Participam do projeto jovens com idade entre 14 e 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas de BH ou região metropolitana. O NEJ é uma parceria do Plug Minas com o Sebrae e com a Escola de Formação Gerencial (EFG).

A importância de BH


Belo Horizonte, já há algum tempo, é peça-chave para o ecossistema de inovação do Google. A cidade abriga o único centro de engenharia da empresa na América Latina, com investimentos de US$ 150 milhões desde que foi inaugurado, em 2005. O escritório na capital mineira emprega cerca de 100 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de soluções para pesquisas em projetos globais que afetam bilhões de usuários no mundo todo. “O escritório da empresa em BH desenvolve projetos importantes e de grande contribuição para a inovação global”, afirma José Papo, revelando que novos produtos que saem do local nascem para impactar pessoas de todos os continentes.

A história do Google em Belo Horizonte está intrinsecamente relacionada com a academia e os empresários locais, uma vez que o próprio Centro de Engenharia nasceu depois da aquisição pela empresa, em 2005, da Akwan Information Technologies, que havia sido criada em 2000 por um grupo de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles eram liderados por Berthier Ribeiro-Neto, que atualmente é diretor de engenharia do Google para a América Latina, e por Ivan Moura Campos, que aprimorou seus conhecimentos obtidos em Minas na Universidade da Califórnia, onde pôde acompanhar a criação dos primeiros microprocessadores e as experiências iniciais da Arpanet – precursora da internet.

Tags:
Comentários O comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.