(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Veja aplicativos e outros recursos digitais que ajudam na preparação para o Enem

Ferramentas organizam a rotina de estudos e ajudam o aluno a se preparar para o Enem, vestibulares e concursos


postado em 16/10/2014 08:35 / atualizado em 16/10/2014 08:31

André Henrique Almeida é um dos milhares de estudantes que contam com a tecnologia para melhor se preparar para provas (foto: (Edésio Ferreira/EM/D.A Press))
André Henrique Almeida é um dos milhares de estudantes que contam com a tecnologia para melhor se preparar para provas (foto: (Edésio Ferreira/EM/D.A Press))

Você está pensando em fazer algum concurso ou já fez sua inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 8 e 9 de novembro? Se a resposta é sim, por que, então, não passa a usar seu smartphone ou seu tablet como importante ajuda para estudar, em vez de ficar o tempo todo nos joguinhos, conversando pelo WhatsApp ou postando nas redes sociais? Lembre-se de que vai longe o tempo em que se preparar para provas importantes requeria horas se debruçando sobre pilhas de livros. A tecnologia evoluiu muito e está aí também para auxiliar os estudantes nessas horas.

Para o professor do Colégio Cotemig Israel Roque Pereira, é muito válido estudar pelo smartphone ou tablet a partir de aplicativos, pois o aluno estará desenvolvendo competências e habilidades similares às dos métodos de estudos convencionais, com o diferencial da praticidade e da flexibilidade proporcionadas pela tecnologia. “O estudante que optar pelo estudo nessa modalidade deve selecionar corretamente os aplicativos que deseja utilizar. Cada app tem objetivos e especificidades diferentes e peculiares, que variam de simples questões para simulados à organização do tempo e conteúdo”, afirma.

Segundo Pereira, a qualidade das informações obtidas por meio de aplicativos também deve ser levada em consideração na escolha dos softwares. “O aluno deve dar preferência àqueles que já tenham recebido algum tipo de avaliação positiva por profissionais da área”, diz ele, indicando o aplicativo Pense + Enem, pelo qual o usuário tem acesso às questões de provas anteriores do exame em forma de simulados, separados de acordo com as categorias estipuladas pelo MEC. “O aplicativo Enem: Quase lá também oferece simulados com questões de provas anteriores, mas com o diferencial da proposta de um plano de estudos estipulado em níveis para cada tipo de usuário”, explica o professor, ressaltando que vale ainda destacar o app Pérolas do Enem, que em um tom muito descontraído indica quais respostas jamais deverão ser escritas em uma prova.

Youtube

Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de inscrições no Enem, com 979.259 alunos. O estudante André Henrique Nogueira de Almeida, de 17 anos, do 3º ano do ensino médio do Colégio ICJ, é um deles. O jovem vem se preparando para os exames com a importante ajuda da tecnologia. “Sei que existem vários aplicativos que auxiliam para as provas, como o AppProva, o Nota 10, o Pense +, e até já usei alguns, mas o que uso mais são os vídeos de aulas do YouTube. Eles não são como os aplicativos com seus simulados, e sim verdadeiras aulas às quais a gente assiste com a vantagem de, quando não entender algo, voltar a matéria quantas vezes quiser, pois o tempo para usar é ilimitado”, diz André.


O estudante revela que o serviço que mais procura no site de vídeos é o Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos que tem por missão oferecer ensino de qualidade gratuito para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. “É só acessar o site da fundação (https://pt.khanacademy.org) que lá o estudante pode baixar aulas de qualquer matéria e estudar tranquilamente. Aproveito sempre as filas de ônibus ou uma ida ao médico ou ao dentista para acessar o site”, acrescenta o garoto, que sonha em obter no Enem pontuação suficiente para estudar história na Universidade Federal de Minas Gerais.

Para quem vai fazer o Enem, e também para quem pretende participar de concursos ou vestibulares e quer o auxílio de algumas ferramentas para estudar, preparamos um guia de aplicativos e outros recursos que, certamente, serão de grande utilidade para o aluno. Para baixar qualquer um deles, basta digitar o nome do programa no sistema de busca do Google para encontrar várias opções de como fazer.

 

Aplicativos para o Enem

» AppProva
É um jogo que testa conhecimentos em questões do Enem e dos principais vestibulares do país. São mais de 9 mil questões já analisadas que contemplam tanto questões do modelo de disciplinas tradicionais quanto questões multidisciplinares.

» Questões Enem
O app apresenta um banco de dados que reúne todas as questões do Enem, de 2009 a 2013, para que o aluno possa testar seus conhecimentos e se preparar melhor para as provas.

» Pense + (Enem)
Traz simulados do Enem com questões divididas por disciplinas (história, geografia, inglês, ciências, matemática etc.), sistema de busca, gabarito com respostas e a possibilidade de salvar os testes para avaliar a evolução do desempenho.

» Nota 10 – Simulados do Enem
O app dá acesso a diversos simulados preparativos para o Enem. O usuário pode montar o seu próprio simulado definindo as matérias de interesse, número de questões e se quer ou não usar o cronômetro de tempo para fazer as provas.

» EstudaVest
Um dos maiores sites de questões para o Enem e outros vestibulares do Brasil. Você pode estudar as questões cadastradas escolhendo a disciplina e a área específica e testar seus conhecimentos participando dos desafios e simulados exclusivos
do espaço.

» +Questões Enem
Além de apresentar simulados, o app oferece vídeos explicativos de cada questão do Enem. E elabora um ranking obedecendo ao desempenho de cada participante. Ideal para estudantes sem tempo que aproveitam pequenos momentos, como no ônibus, para estudar.

» Enem Quase lá
App gratuito para Android que oferece questões do Enem 2010 e 2011 para os estudantes praticarem os conhecimentos. É possível escolher entre cinco planos de estudo predefinidos ou montar um
plano próprio.

» AcheProvas
Aplicativo para Android, Windows Phone e Web, permite baixar e visualizar as provas do Enem e de vários vestibulares do Brasil. Com ele o usuário pode ver o que já caiu e assim se preparar para a próxima prova.

 

Para estudos em geral

» Evernote
Possibilita fazer anotações com vários recursos para o aluno se organizar. Permite ainda a criação de cadernos (de cada uma das disciplinas), e todo o material é sincronizado em todos os dispositivos configurados com sua conta (o aparelho precisa estar conectado à internet para realizar as funções).
 
» MyScript Calculator
Uma calculadora bem diferente das tradicionais, que consegue interpretar números, sinais e símbolos matemáticos desenhados na tela para resolver as operações em seguida. Um app muito bom, mas só para verificar resultados e cálculos, já que os exames não permitem o uso de calculadora.
 
» Fórmula Free
O app reúne fórmulas das várias áreas da matemática. Com uma interface muito simples, também oferece conversor de medidas e recursos para calcular valores de triângulos e outras figuras geométricas.
 
» Fórmulas para concursos
O aplicativo é uma ótima biblioteca de fórmulas para de física, química e matemática. Conta com materiais bem mais avançados do que normalmente se exige em vestibulares e outros exames ao alcance do aluno por meio de poucos toques.
 
» Mecânica
Para quem busca dicas e ensinamentos de física, o app cumpre bem o papel. Apresenta esquemas bem explicativos da disciplina e oferece inclusive desenhos e gráficos que ajudam bastante o estudante a entender a matéria.

» Michaelis Nova Ortografia
A redação escrita de vestibulares e concursos só será corrigida com base no último acordo ortográfico a partir de 2016. Mas vale saber sobre as novidades acertadas. Com o app, o estudante encontra explicações objetivas e exemplos a respeito das mudanças para escrever corretamente.

Aprenda jogando

» Filosofighters
Cada jogador escolhe o seu filósofo favorito e o põe para sair no tapa com o escolhido por um adversário. À medida que a luta ocorre, o jogador aprende sobre sua linha de pensamento, sua história e suas ideias, com textos acessíveis e gostosos de ler.

» EnemWars
A ideia do jogo é ajudar no treinamento de interpretação de texto para jovens estudando para o Enem, tendo como pano de fundo o mundo dos asteroides.
 
» Jogo do Arqueólogo
O jogador recebe cartas com acontecimentos históricos e tem de cavar fundo para encontrar respostas.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)