(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Edward Snowden ganha um "Nobel alternativo" de Direitos Humanos


postado em 24/09/2014 13:21

ESTOCOLMO - Edward Snowden, técnico da Agência de Segurança Americana que revelou o programa de espionagem desse país, foi escolhido nesta quarta-feira para receber o Right Livelihood Award 2014, conhecido como o "Nobel alternativo".

Esse prêmio sueco, que reconhece o trabalho de quem melhora a condição humana, foi atribuído a Snowden "por sua coragem e habilidade ao revelar a amplitude sem precedentes de vigilância por um Estado que viola processos democráticos básicos e direitos constitucionais básicos", afirmou em Estocolomo a Fundação Livelihood Award.

Com vencedor honorário, Snowden, exilado na Rússia desde 2013, não receberá as 500.000 coroas (54.500 euros, 70.000 dólares) do prêmio, mas a fundação disse que vai financiar ajuda legal para ele.

O jornalista britânico Alan Rusbridger, chefe de redação do jornal The Guardian, o primeiro que publicou os detalhes da vigilância dos Estados Unidos baseando-se nos vazamentos de Snowden, também recebeu um prêmio honorário por "jornalismo responsável em interesse público".

Os outros três ganhadores do prêmio são a advogada de direitos humanos paquistanesa Asma Jahanger, o ativista de direitos humanos cingalês Basil Fernando e o ecologista americano Bill McKibbben.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)