(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Aprenda a usar o wi-fi do smartphone em outros dispositivos


postado em 18/09/2014 11:37 / atualizado em 18/09/2014 11:32


Em uma viagem de trabalho, voltando ao hotel depois de um jantar que se estendeu até mais tarde, você se dá conta de que precisa fechar o relatório de atividades do dia. Para isso, precisará de uma conexão à internet para consultar alguns dados e enviar o material para sua empresa. Liga o micro portátil, tenta conectá-lo à web e descobre que, por alguma razão, a rede do hotel não está funcionando naquele momento. Você não conhece a cidade o bastante para buscar um local onde possa achar uma conexão wi-fi de madrugada. É verdade que está com seu telefone esperto, com o qual pode acessar a internet, mas a tela pequena não ajuda. Numa situação como esta, o que fazer?

Há algum tempo eu lhe recomendaria conectar seu telefone esperto ao computador via cabo USB e carregar um aplicativo de tethering para compartilhar com ele a conexão do telefone à internet (tether, em inglês, significa ligar, amarrar, encadear). Mas hoje, se você tem um telefone moderno (Windows Mobile 6.5, Windows Phone 7, 8 ou 8.1; iPhone 4, 4S ou 5; e alguns modelos Android versão 2.2 ou superior, incluindo Galaxy S3, S4 e S5), há um meio mais eficaz que, além de dispensar o cabo e a carga do aplicativo (que é feita automaticamente ao se acionar o serviço), permite compartilhar a internet não apenas com o computador, mas com qualquer outro dispositivo com acesso a wi-fi (seu tablet, por exemplo).

A função, denominada mobile hostspot (ponto de presença wi-fi móvel), é acessada diretamente das configurações do telefone. Aqui vão dois exemplos, um usando um Nokia Lumia 1520 com Windows Phone 8.1 e outro usando um Galaxy S4 com Android 4.4.2. Se seu telefone é outro mas dispõe da função de compartilhamento, não será muito diferente.

No Windows Phone, abra Configurações em Sistemas, acione Compartilhar internet e você se verá diante de uma tela. Toque no botão para ativar a função e seu telefone esperto se transforma imediatamente em um ponto de presença protegido. O nome (SSID) que aparecerá na tela de seu portátil quando você pedir para localizar redes wi-fi próximas consta abaixo de Nome da transmissão e a senha está logo abaixo (e você pode mudar ambos tocando nos três pontos na base direita da tela e acionando Configurações). Você pode conectar tantos dispositivos quantos queira (o número deles aparece sob Dispositivos conectados).

No caso do Galaxy S4, abra Configurações em Conexões, toque em Mais redes. Nela, acione Ancoragem e roteador wi-fi e também é o que basta. Para verificar o SSID e senha, toque na expressão Roteador wi-fi para abrir uma tela com estas informações. E para alterá-los, acione Configurações nesta última tela.

Esta dica pode facilitar muito sua vida. Talvez muitos de vocês tenham passado por maus bocados precisando de uma conexão de internet sem saber que tinham uma no bolso. Que funciona, e muito bem. E se seu telefone for 4G, funciona melhor que muita conexão pública.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)