(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cinco milhões de contas e senhas do Gmail podem ter vazado em fórum russo

Publicação foi feita em encontro sobre Bitcoins, na Rússia. Especialistas sugerem que lista pode ter sido hackeada há muito tempo


10/09/2014 18:25 - atualizado 10/09/2014 19:08

Aproximadamente cinco milhões de usuários e senhas do Gmail vazaram e foram publicadOs em um fórum sobre Bitcoin na Rússia, nessa terça-feira. Um dia após o vazamento, sites especializados sugeriam aos proprietários de conta do gmail checar se o seu email estava na lista e trocar as senhas.

A lista foi tirada do ar e não há evidências de que o Gmail tenha sido realmente hackeado. Especialistas apontam que, possivelmente, o conteúdo publicado não confere entre os usuários e senhas ou estão desatualizados. As informações podem ser antigas e terem sido vazadas há muito tempo.

O usuário que originalmente postou o texto no fórum garantiu que pelo menos 60% das senhas vazadas ainda são válidas. O consultor de segurança americano Chester Wisniewski comentou ao site especializado Mashable que muitas das contas não estão mais sendo utilizadas. "Não existe honra entre ladrões, como dizem, e golpes como esses são executados numa tentativa de ganhar credibilidade entre outros criminosos", revela Wisniewski.

Ainda não é possível confirmar que o serviço foi comprometido. Algumas pessoas checaram seus endereços e descobriram se tratar de contas antigas, abandonadas ou já desativadas, ou não corresponderem usuários e senhas.

De acordo com os especialistas, mesmo que a publicação não seja, de fato, problemática para os usuários, um aspecto é recorrente - o reuso de senhas. Então nada de pânico. A orientação é para que não sejam usadas as mesmas senhas em diferentes serviços, modificar as senhas com números e letras em caixa alta e baixa e, ainda, mudar as senhas de tempos em tempos.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)