(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Americano faz piada e arrecada US$ 70 mil para financiar salada de batata

Homem pede 10 dólares para fazer uma receita simples. Projeto cresce demais e cria polêmica em página de financiamento coletivo


postado em 09/07/2014 15:23 / atualizado em 09/07/2014 16:49


Autor não imaginava aonde brincadeira ia chegar, mas mantém promessa(foto: Reprodução/Kickstarter.com)
Autor não imaginava aonde brincadeira ia chegar, mas mantém promessa (foto: Reprodução/Kickstarter.com)
O norte-americano Zack Brown resolveu usar o site Kickstater para uma pequena piada, o financiamento de sua primeira salada de batata. A brincadeira, que tinha como objetivo levantar apenas 10 dólares, se espalhou e, com pequenas doações, já chega a mais de 70 mil dólares arrecadados e acumula críticas sobre o mau uso da ideia de financiamento coletivo.

A plataforma social Kickstarter tem como objetivo facilitar o financiamento de boas ideias e projetos, aproximando os desenvolvedores dos potenciais clientes. Casos de sucesso têm como exemplo ajudas para exposições de arte e fotografia, filmes independentes, objetos de design e tecnologia e jogos eletrônicos. Em seu blog, a empresa mostra bons números financeiros, com mais de 144 milhões de dólares arrecadados apenas entre o trimestre do começo de abril e o começo de julho.

Entre as diversas polêmicas levantadas pela salada de batata, a primeira é a capacidade do autor de cumprir promessas aos seus "patronos". Uma das principais regras de financiamento é que não existe doação, o criador deve de alguma maneira recompensar aqueles que financiaram o projeto. Zack promete para aqueles que pagaram 2 dólares, além do agradecimento, citar o nome de cada um enquanto prepara o prato. Já são mais de 900 pessoas nesta categoria. Quem pagar 3 dólares receberá os benefícios anteriores e mais um pedaço da receita para experimentar. Como fazer? nem Zack sabe. Ainda existem diversas outras categorias que vão até 50 dólares e mais de 5 mil pessoas já fazem parte.

O crescimento inesperado trazem críticas também ao desvirtuamento da ideia de financiamento coletivo. Nas redes sociais muitos já reclamam de como o público não abre a carteira para projetos sociais e para pessoas que realmente necessitam de ajuda, mas gastam com piadas de mau gosto. Zack Brown foge da culpa e diz em vídeo no site que não esperava tanta repercussão. O site Kickstarter não se pronunciou oficialmente sobre a situação e se vai intervir no projeto, mas mantém a salada de batata em sua página automática dos financiamentos mais bem sucedidos do momento.

No fechamento desta matéria, faltam 23 dias para finalizar a campanha, e já são U$71.270 pagos por 5.014 pessoas. No ritmo que cresce, se o projeto não for tirado do ar antes, números podem mais do que dobrar.

Veja a campanha "Potato Salad" no link abaixo:
https://www.kickstarter.com/projects/324283889/potato-salad


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)