(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Governo americano processa cinco militares chineses por ciberespionagem


postado em 19/05/2014 12:40

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira um processo contra cinco oficiais do exército da China, acusados de roubar segredos americanos para ajudar empresas estatais, anunciou o Departamento de Justiça.

"É um caso no qual alegamos espionagem econômica por membros das Forças Armadas chinesas, e representa a primeira vez que são apresentadas acusações contra agentes de um Estado por este tipo de pirataria", disse o procurador-geral Eric Holder ao apresentar o caso na Pensilvânia.

As acusações foram apresentadas contra cinco integrantes da Unidade 61398 do Exército Popular de Libertação (nome do exército chinês), por suposto roubo de segredos da indústria americana do aço para beneficiar empresas estatais chinesas.

Os acusados foram identificados como Wang Dong, Sun Kailiang, Wen Xinyu, Huang Zhenyu e Gu Chunhui, oficiais da Unidade 61398, do Terceiro Departamento do Exército Popular de Libertação, informou o Departamento de Justiça.

As acusações alegam que os chineses entraram no sistema de informática dos Estados Unidos para obter vantagens competitivas, afetando com isto seis empresas americanas, entre elas a Westinghouse Electric e a US Steel Corp., assim como seus trabalhadores.

Holder disse que o julgamento deve servir como uma "advertência". "Esta administração não vai tolerar ações por parte de nenhuma nação que pretenda sabotar empresas americanas e minar a integridade da livre concorrência no funcionamento do mercado", disse Holder.

De acordo com o procurador, o julgamento "deixa claro que os atores estatais que participam na espionagem econômica, mesmo que através da internet a partir de escritórios em Xangai, serão descobertos e buscaremos sua detenção e processo em um tribunal americano".

O Departamento de Justiça informou que o julgamento é resultado de anos de investigações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)