(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nova rede de relacionamento criada por mineiros foca-se em valores humanos

Youlinked busca novos investidores para escalar o produto e melhorar sua usabilidade


postado em 06/03/2014 11:06 / atualizado em 06/03/2014 11:15

Para Luiz Marcelo dos Santos, diretor do Youlinked, com o site geram-se dados para que as empresas conheçam melhor os seus candidatos(foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)
Para Luiz Marcelo dos Santos, diretor do Youlinked, com o site geram-se dados para que as empresas conheçam melhor os seus candidatos (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)
O campo em branco pergunta: quais são seus valores? Determinação, caráter e honestidade: adicionar. No feed de notícias há posts diversos sobre motivação. À primeira vista, pode parecer um site de auto-ajuda, mas o Youlinked (youlinked.com) foge disso: ele promove o autoconhecimento, mas sem prescrever receitas de felicidade. A ideia da nova rede social é levar o usuário a compartilhar valores humanos em rede – uma das primeiras com esse foco. “As pessoas não dizem ‘prazer, esses são os meus valores’. Você pode expressar quais são suas habilidades. Com o site é possível gerar dados para as empresas saberem se o candidato está alinhado com o seus propósitos”, conta Luiz Marcelo dos Santos Júnior, de 38 anos, diretor-executivo da startup que tem núcleo de desenvolvimento em Juiz de Fora (Zona da Mata de Minas).

A plataforma foi desenvolvida em 2012 e entrou no ar no ano passado. Atualmente, ela conta com 4 mil usuários e tem versões em português e inglês. Nos perfis, os usuários declaram quais são seus valores e recebem avaliações da sua rede de contatos. Seus amigos serão os dedos-duros que dirão se você realmente pratica ou demonstra tal qualidade. As avaliações podem ser anônimas ou identificadas. “Você pode dar um feedback informando se aquele valor é nulo, baixo, médio ou alto e o quanto acredita que ela deveria ter. Assim, é gerada uma conscientização pessoal a fim de se aprimorar”, diz Luiz Marcelo.

O risco de o mal do ego inflado se espalhar pela rede e todo mundo se autodeclarar santo em seu perfil já é previsto. Contudo, ele lembra que o usuário depende da validação de outros colegas. Logo, é melhor ser sincero e não sair postando o valor “calma” enquanto distribui socos em brigas no trânsito. E o medo de inimizades distribuírem seu rancor na rede? Segundo o empreendedor, esse tipo de ação deve ser isolada. “A avaliação é algo que, por enquanto, não fica exposto. Estamos estudando um critério para estabelecer quando ela poderá se tornar pública ou não”, explica.

Vários focos

E por que alguém se arriscaria a entrar em uma rede para ser avaliado? Simplesmente porque esse não é o foco da plataforma, só um dos inúmeros recursos. “Valores humanos são a chave para o sucesso. As empresas podem encontrar profissionais que realmente necessitam no Youlinked”, afirma Luiz Marcelo. Segundo ele, apesar do destaque para o mercado de trabalho, ela atende a sociedade como um todo. Há a utilização no setor educacional, por exemplo. A Rede Cidadã, ONG de formação da juventude, usa a plataforma para reforçar a importância de determinados valores para os estudantes.

Outra aplicação é a integração das pessoas. Se alguém pensa em se mudar do Brasil poderá, em breve, consultar um mapa característico das pessoas que estão no seu destino. Será implementada ainda a consulta aos valores dos seguidores de uma página. Esses dados estratificados podem se tornar material de pesquisas de institutos diversos.

Em 2012, o Youlinked recebeu  investimento-anjo de uma empresa do Rio de Janeiro. Agora, a startup está em busca de novos investidores para escalar o produto e melhorar sua usabilidade. Além disso, a equipe pretende estabelecer parcerias. A startup ainda não tem um modelo de monetização – no momento, o foco é o crescimento do número de usuários. No futuro, há a possibilidade de lançar planos de assinaturas, além da venda de relatórios de inteligência. “O objetivo é atingir 1 milhão de usuário neste ano. Devemos lançar também a versão em espanhol”, avisa Luiz Marcelo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)