(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Telefone esperto como roteador wi-fi


postado em 06/02/2014 00:12 / atualizado em 06/02/2014 10:52

B.Piropo

Alguns telefones espertos (smartphones) recentes oferecem um recurso de grande utilidade que, paradoxalmente, poucos usuários conhecem. E, dos que conhecem, muitos receiam usar por acharem erroneamente que é uma coisa complicada e de difícil configuração. Trata-se da possibilidade de configurar o telefone para que ele funcione como “ponto de presença” wi-fi, ou seja, que transmita o sinal da internet que recebe da prestadora de serviços telefônicos de modo a que possa ser compartilhado por diferentes dispositivos.

Habilitado o recurso, em geral o sinal pode ser distribuído até um máximo de oito dispositivos. Eu uso com frequência esta função para prover internet para meu notebook e há muito tempo deixei de usar o sinal fornecido por um velho e hoje aposentado modem HSDPA (aqueles conectados a uma porta USB). E com isto eliminei uma conta mensal.

Mas vamos ao que interessa: como configurar o telefone esperto (ou tablete, no caso dos que dispõem de acesso à internet via rede de telefonia móvel para funcionar como roteador Wi-fi. Mas antes de começar, algumas advertências. Primeiro o mais evidente: isto somente funciona caso os dispositivos com os quais o sinal será compartilhado possam ter acesso a uma rede wi-fi (sim, eu sei que é óbvio, mas não custa reiterar). Depois, nem todo telefone esperto oferece este recurso e nem toda versão de sistema operacional o suporta. E, entre os que oferecem, o procedimento de configuração pode variar.

Os que descreverei aqui são os adotados pelos telefones Nokia Lumia 920 com Windows Phone 8.0 e Samsung Galaxy S4 com Android 8.3 e pelo tablet Samsung Galaxy 10.1 com Android 4.04. Mas todos os telefones com Windows Phone 8 adotam o mesmo procedimento e diferentes modelos de Samsung usam procedimentos bastante semelhante aos aqui descritos. Porém, se seu telefone não for um destes mas oferece o recurso, não será difícil descobrir como configurá-lo: procure por um ajuste que mencione “compartilhamento”, “roteador”, “ponto de presença” ou algo parecido. A configuração não há de ser muito diferente das aqui descritas. E, finalmente: só habilite o recurso quando for usá-lo e não se esqueça de desabilitá-lo ao terminar de usar. Alguns aparelhos fazem isto automaticamente quando detectam certo período sem uso visando prolongar a duração da carga da bateria, pois a demanda é alta.

Agora, mãos à obra:
 No Lumia 920: abra “Configurações”, toque em “Compartilhamento” ou “Compartilhamento de Internet”. Em seguida toque no ícone e note que seu estado muda de “Desativado” para “Ativado”. Quando ativado, o recurso exibe o nome da rede (ou SSID) e senha de proteção. Tanto o SSID quanto a senha podem ser alterados tocando em “Configuração” (ver figura).

 No Galaxy S4: abra “Configurações”, na guia “Conexões” toque em “Mais redes”, na tela seguinte habilite “Roteador wi-fi” tocando em seu ícone. Para consultar ou alterar o SSID ou a senha, toque no texto “Roteador wi-fi” (para consultar) e em “Configurações” (para alterar).

 No Galaxy 10.1: no grupo “Conexões sem fio e rede” toque em “Mais...” e, no painel direito, toque em “Roteador wi-fi” para habilitar (e marcar a caixa correspondente). É o que basta. Para consultar ou alterar o SSID ou a senha, toque em “Config. Ponto de acesso WiFi”.

Para que os demais dispositivos possam compartilhar o sinal, seu acesso à rede Wi-fi deve estar habilitado (a maioria deles o mantém desabilitado para prolongar a duração da carga da bateria). Isto feito, para receber o sinal emitido pelo telefone, basta procurar pelo SSID (nome da rede) configurado no aparelho, solicitar que seja feita a conexão e entrar com a senha.

Quando uso este recurso para prover sinal para meu micro portátil, a taxa que costumo obter oscila entre 3 Mb/s e 5 Mb/s, o que para um único micro é bastante satisfatório. Mas deve cair com o aumento do número de dispositivos compartilhando o sinal. Seja como for, apelar para este recurso já me safou de enrascadas que só um bom acesso à internet pode resolver.


PERGUNTE AO PIROPO
Gravando CDs e DVDs no Windows

Utilizei suas dicas para atualizar Windows 8 em 8.1. Tenho um Dell e tento criar meus CDs com músicas para ouvir no automóvel (em MP3) e não consigo. Será que poderia me dar uma dica, um livro prático que pudesse comprar ou um roteiro a seguir?

Salomão de Araujo Cateb – Belo Horizonte

Vou partir do princípio que sua máquina roda Windows 8.1 e dispõe de gravador de CD/DVD. O primeiro passo é verificar se a “Reprodução Automática” de seu sistema está ligada: mova o ponteiro do mouse para o canto inferior direito da tela, clique em “Configurações” na “Barra de charms” e, no pé do painel, em “Mudar configurações do computador”. Em “Configurações do PC” clique em “Computador e dispositivos” e, em seguida, em “Reprodução automática”. Veja se aparece o botão “Ligar” (se aparecer o “Desligar”, clique nele para ligar). A máquina está pronta para gravar suas músicas. Introduza no leitor/gravador um disco virgem. Aparecerá uma janela solicitando “Clique para escolher o que acontece com CDs em branco”. Clique e escolha “Gravar arquivos em disco”. Surge nova janela intitulada “Gravar um disco” solicitando informações sobre como você deseja usar o disco. Aqui eu poderia continuar a descrever o procedimento, mas, como é mais fácil acompanhar um vídeo do que seguir instruções escritas, sugiro que visite a página https://bit.ly/1n6sIYQ onde encontrará um tutorial em vídeo. Acione-o, espere aparecer a janela acima descrita (o vídeo foi criado para Windows 7, mas a partir daí o procedimento é o mesmo) e prossiga deste ponto seguindo as instruções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)