(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nasa lança satélite de comunicações


postado em 29/01/2014 12:27

WASHINGTON - A Nasa lançou nesta terça-feira um novo satélite para impulsionar sua crescente rede de comunicações entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS), permitindo a transmissão quase ininterrupta de vídeo, links de voz e transmissão de dados.

O foguete TDRS-L foi lançado às 21h33 locais de quinta-feira (00h33 desta sexta, horário de Brasília), de Cabo Cañaveral, Flórida, e se tornará o 11º membro do Sistema de Rastreamento e Fornecimento de Dados por Satélite.

Uma hora e 46 minutos depois, o satélite de 3,45 toneladas, projetado para funcionar por 15 anos, se separou do segundo estágio do foguete, informou a Nasa pelo Twitter.

A partir de agora, o foguete levará os próximos 11 dias ajustando-se à sua órbita geoestacionária definitiva.

A frota de satélites "revolucionou as comunicações" na Nasa, "ao permitir a transmissão de informações quase contínua durante uma missão", informou a agência.

O primeiro satélite TDRS foi lançado em 1983.

Antes disso, as comunicações com o espaço eram irregulares e baseadas em um pequeno número de estações terrestres espalhadas pelo mundo, o que deixava muitas lacunas.

"Os astronautas e a nave científica em órbita da Terra retransmitiam mensagens só quando passavam sobre ou perto de uma das estações no solo", destacou a Nasa.

Agora, a rede de satélites TDRS se combina para transmitir sinais quase contínuos, informações e comandos de controladores em solo para a ISS, assim como o Telescópio Espacial Hubble e uma série de satélites científicos.

O satélite foi lançado em um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, destinado para uma órbita de 35.900 sobre a Terra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)