(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fapemig abre temporada de editais


postado em 28/01/2014 09:24 / atualizado em 28/01/2014 09:24

Proteção e conservação do Rio Pandeiros: meio ambiente contemplado(foto: DIONE AFONSO/ESP. EM %u2013 9/6/12)
Proteção e conservação do Rio Pandeiros: meio ambiente contemplado (foto: DIONE AFONSO/ESP. EM %u2013 9/6/12)
  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de lançar mais um pacote de editais para 2014. São oito opções, que, juntas, correspondem a um investimento de R$ 22 milhões em várias áreas. O Edital nº 006/2014, “Bolsa de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico-tecnológico”, busca incentivar a qualificação do servidor público estadual envolvido com atividades de pesquisa. Isso é feito por meio da concessão de bolsas de incentivo aos servidores /pesquisadores, detentores de títulos de mestre e/ou de doutor, com vínculo funcional/empregatício na administração pública direta e/ou indireta do governo de Minas. O Edital nº 007/2014, “Apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa”, financiará projetos voltados para fortalecimento de ações sobre problemas sociais.

O Edital nº 008/2013 tem como objetivo financiar projetos de iniciação tecnológica que permitam aos professores testar teorias acadêmicas. O objetivo do Edital º 009/2014, “Apoio à criação e/ou manutenção de núcleo de inovação tecnológica”, é o de financiar a criação, estruturação, manutenção e capacitação das equipes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de Minas Gerais. Os NITs são responsáveis por orientar, assessorar, apoiar e gerir atividades direcionadas ao processo de inovação, proteção intelectual e transferência de tecnologia. Já o Edital º 010/2014, “Programa Mineiro de Pós-Doutorado”, é fruto de um acordo de cooperação assinado entre a agência mineira e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é conceder bolsas de pós-doutorado, visando incluir pesquisadores doutores nas equipes de projetos de pesquisa e de inovação, coordenados por pesquisadores de instituições localizadas no estado. A maioria desses editais tem inscrição até abril.

O Edital nº 011/2014 tem como foco principal a consolidação das assessorias internacionais nas instituições de ensino superior (IES) que sejam públicas e, também, instituições confessionais em Minas. Já o programa Dataviva, plataforma desenvolvida pelo governo do estado como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas, tem edital aberto para projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que usem a plataforma como uma das bases de informações para análise e proposições de políticas públicas. Um outro edital, com ação voltada para o meio ambiente, é o da Bacia do Rio Pandeiros, cuja proposta é financiar propostas para preservar, conservar e recuperação o meio ambiente da bacia hidrográfica. Esses editais têm inscrição até maio.

ENERGIA

Um outro edital com inscrições abertas é o da Fapemig com a Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig), que destinará R$ 30 milhões para os projetos aprovados. Serão financiadas propostas ligadas ao desenvolvimento de alternativas de geração de energia limpa e sustentável, melhoria de processos e redução do custo e melhoria da qualidade de energia, e fazem parte das linhas de pesquisa incentivadas: fontes alternativas; gestão, regulação e mercado; meio ambiente; gestão de bacias; manutenção do sistema elétrico; medição, perdas e inadimplência; novas topologias de linhas e redes; planejamento do sistema elétrico; segurança e supervisão e controle. Confira todos os detalhes no site da Fapemig: www.fapemig.br. A primeira leva de editais, anunciada na primeira semana de janeiro, também está disponível no endereço eletrônico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)