(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Agendas sincronizadas


postado em 16/01/2014 00:12 / atualizado em 16/01/2014 10:58

B.Piropo

 

Há alguns anos manter sincronizadas as agendas de contatos e compromissos em mais de um dispositivo era uma tarefa complicada, trabalhosa e de resultados duvidosos. Refiro-me aos tempos não tão distantes em que se usavam as chamadas agendas de bolso, agendas eletrônicas ou PDAs (de Personal Digital Assistant), dispositivos móveis bastante pequenos para caberem confortavelmente no bolso, leves, muito semelhantes aos atuais telefones espertos, porém sem capacidade de comunicação – seja via rede telefônica, seja via internet. Houve uma época em que eram tão comuns quanto os telefones celulares.

Sua função inicial foi justamente conter as agendas de contatos e de compromissos, ou afazeres. Foram concebidas para substituir – com enormes vantagens – as pequenas agendas de bolso, em papel, que eram tão comuns antigamente a ponto de serem o brinde de final de ano preferido pelas grandes empresas e que, com o aparecimento dos PDAs, praticamente sumiram (pelo menos eu, há muitos anos, não recebo uma).

Depois, ganharam funções adicionais, como calculadoras, programas para anotações, relógios, alarmes e joguinhos. Mas nunca perderam suas funções básicas e essenciais: agendas de contatos e afazeres. Nestas funções – que hoje foram incorporadas aos telefones espertos – eram inexcedíveis.

Para começar, não tinham que ser trocadas todo ano, como suas irmãs mais velhas, de papel. E, por isso mesmo, não exigiam a tediosa atualização manual, ou seja, transcrever um por um os endereços e telefones dos contatos da agenda antiga para a nova. Além de terem mais uma vantagem de valor inestimável: se perdida, furtada ou irremediavelmente danificada, sempre era possível comprar outra e para ela transferir a cópia dos dados mantidos no computador.

Sim, porque toda agenda de bolso era fornecida juntamente com um programa a ser instalado no computador – infelizmente, proprietário, ou seja, só servia para aquela marca ou modelo – que replicava a funcionalidade e conteúdo das agendas de bolso. A agenda se conectava ao computador através de um cabo, geralmente encaixado em uma porta USB. De tempos em tempos, de preferência a intervalos regulares, conectava-se o cabo e, usando um programa auxiliar, sincronizava-se o conteúdo da agenda de mão com a do computador.

E era aí que começavam os problemas. A tendência era, ao entrar com os dados de um novo compromisso ou contato, fazê-lo na agenda do dispositivo que estivesse mais à mão. Se não se tomasse cuidado, os conteúdos das agendas de mão e do micro ficavam tão diferentes que sincronizá-los era um problema infernal que consumia tempo e exigia a atenção do usuário.

Então vieram os telefones espertos. E o Google, que de um mero dispositivo de busca tornou-se o gigante que é hoje, com dezenas de aplicativos para fins tão diversos como traduzir textos e consultar mapas, incluindo duas pérolas: as agendas de compromissos e telefones.Você não precisa de um programa específico para consultá-las. Basta um programa navegador e uma conexão à internet. Cumpridas estas duas condições, elas podem ser usadas em qualquer lugar e consultadas a partir de qualquer dispositivo: computador de mesa, portátil, tablet ou telefone esperto.

E, como seus dados são armazenados na “nuvem” (ou seja, nos servidores do Google), você jamais precisará se preocupar em sincronizá-las: cada alteração, feita em qualquer destes dispositivos, é imediatamente gravada na nuvem e, se você estiver com duas cópias da agenda abertas em sua frente em dois diferentes dispositivos, ao entrar com um novo compromisso em um, o verá aparecer no outro quase imediatamente.

Sem falar no fato de que outros programas começaram a se aproveitar disso e passaram, com permissão do usuário, a “buscar” dados nas agendas do Google e se manterem sincronizados com elas. O utilitário “Pessoas” (agenda de contatos do Windows 8.x) faz isso com perfeição. O que facilita muito nossa vida. Escolha os programas adequados, use as agendas do Google e nunca mais se preocupe com sua sincronização ou cópias de segurança de seus dados.



PERGUNTE AO PIROPO
Migrando do Outlook Express

Vou substituir meu desktop (Windows XP) por um notebook (Windows 7). Uso o Outlook Express 6, gostaria de continuar usando o Outlook e copiar todas as pastas e mensagens que eu tenho para a máquina nova. Se for possível, como devo proceder?

Jayro Longuinho de Franco – Belo Horizonte/MG

O Outlook Express não roda em Windows 7. Você tem duas opções: passar a usar o Outlook que integra o pacote MS Office ou, se achar o Outlook muito pesado, migrar para o Windows Mail, o gerenciador de correio eletrônico do Windows Essentials, que pode ser baixado de https://windows.microsoft.com/pt-br/windows-live/essentials-other#essentials=overviewother. Porém, mesmo com o novo programa, você não perderá suas mensagens. Veja os tutoriais sobre como importar mensagens e contatos do Outlook Express do computador antigo para o Windows Mail do novo em: https://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/import-messages-into-windows-mail-from-outlook-express e https://windows.microsoft.com/pt-br/windows/import-export-change-format-contacts#1TC=windows-7.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)