(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Estudo afirma que cães se orientam graças a bússola interna


postado em 06/01/2014 13:25 / atualizado em 06/01/2014 13:31

(foto: REUTERS/Thomas Peter )
(foto: REUTERS/Thomas Peter )

BERLIM - Uma equipe de pesquisadores alemães e tchecos afirma que os cães possuem uma especial sensibilidade a campos magnéticos, o que lhes permite orientar-se com mais facilidade, após um aprofundado estudo sobre a maneira como eles defecam e urinam.

Para urinar ou defecar, os caninos tendem a se alinhar ao longo de um eixo norte-sul, desde que o campo magnético da Terra esteja estável neste momento preciso, descobriram os pesquisadores da Universidade de Duisburg-Essen (noroeste da Alemanha) e da Universidade de Estudos Agrícolas de Praga.

Do pequeno Yorkshire ao grande São Bernardo, a equipe analisou cerca de 7.000 dados fornecidos pelos proprietários de 70 cães de raças diferentes, e mediram o eixo dos corpos dos animais durante 1.893 evacuações e 5.582 urinações.

Os pesquisadores, no entanto, não encontraram nenhuma diferença significativa na sensibilidade ao campo magnético de acordo com a raça, indicou à AFP, Sabine Begall, da Universidade de Duisburg-Essen.

"Nós descobrimos que os cães param ao longo de um eixo norte-sul -um pouco mais quando eles defecam do que quando urinam- mas somente se o campo magnético é estável", afirma Begall.

Para este estudo, recentemente publicado pelo jornal inglês "Frontiers in Zoology", a equipe de dez pesquisadores instruíram 37 donos de cães equipados com bússolas para observar o comportamento de seus animais de estimação.

Com esses dados, os cientistas conseguiram as primeiras evidências de que os cães são sensíveis ao magnetismo. Essa característica é importante porque, teoricamente, pode ser utilizada para a orientação dos animais na natureza.

Em 2008, esta equipe de pesquisadores já havia descoberto, depois de estudar imagens do Google Earth, que o gado tende a pastar e se encontrar ao longo de um eixo magnético norte-sul.

"Registramos relatos frequentes de que cães haviam percorrido centenas de quilômetros para encontrar o caminho de casa. E a explicação para isso é que eles usam o campo magnético da Terra para se orientar", explica Begall.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)