(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Como obter seu código QR


postado em 07/11/2013 00:12 / atualizado em 07/11/2013 11:16

José Antônio Ramalho

 

A forma de comunicação vai mudando ao longo do tempo. Dos sinais de fumaça aos celulares, o homem sempre buscou achar na tecnologia uma forma de se comunicar mais rápido ou atingir mais pessoas. Os códigos de barra do tipo QR, aqueles quadrados, se tornaram muito populares em anúncios impressos ou eletrônicos, permitindo que o anunciante ofereça mais informações sobre o produto através do acesso a um site que amplia a quantidade de informações sobre o produto.

É muito comum você ver alguém apontando, com um celular, para a etiqueta de um produto dentro de uma loja, para acessar, por exemplo, um vídeo na internet que dá mais detalhes sobre ele. Você também pode aproveitar essa tecnologia, criando um código QR e usá-lo em seus cartões de visitas ou redes sociais, para levar seus contatos para o seu blog, ou outro site de seu interesse. Um bom exemplo é a sua página de capa do Facebook, que pode ter o código QR do seu blog.

Gerar um código QR é muito fácil, usando algum serviço gratuito na internet. Uma boa opção é o site https://goqr.me/. Uma vez na página inicial do site, você verá um campo de digitação no canto esquerdo da tela e a imagem correspondente no canto direito. No campo de digitação você tem quatro abas. A primeira, selecionada como padrão, permite que digitar um texto de até 300 caracteres para ser convertido. A segunda aba possibilita criar o código para um endereço na internet. A terceira é destinada a informar um número de telefone, a quarta a preparar o código de envio de um sms, e a última a criar um cartão de visitas virtual, chamado vCard, que é compatível com as agendas de celular e programas de e-mail.

Bem, é só selecionar uma das abas e informar o texto apropriado. Assim que o código QR for gerado há a opção de escolher o tamanho, em pixels, da imagem deslizando o controle abaixo do código. Uma vez ajustado o tamanho, clique no botão Download para obter uma imagem no formato .png, depois no botão Open para ver o código na página separada do navegador e teste se o tamanho escolhido está ok, ou clique no botão Embed para obter o código html para inserir em algum site.

Para ler um código QR, o seu celular precisa de um aplicativo. Procure nas respectivas lojas de aplicativos por : QR Droid para Android, QR Reader para WindowsPhone e para iPhone QR Reader for iPhone. Experimente testar o código publicado nesta matéria com o seu celular e deixe uma mensagem dizendo o que achou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)